Existem muitas maneiras de poupar água hoje para a ter amanhã. Cuidar e preservar o ambiente e os seus recursos naturais é uma tarefa que cabe a todos nós. Saiba como.

É sabido que a água é um recurso renovável, mas a sua inesgotabilidade depende da forma como o homem a utiliza.
97 por cento da água existente é salgada e os três por cento restantes são, na sua maioria, inacessíveis por se encontrarem nas montanhas altas ou nos pólos.
Ou seja, a água que o homem tem ao seu dispor corresponde apenas a 0,5 por cento do total.
A necessidade de água é cada vez maior e o Algarve é uma das principais regiões sujeitas ao problema da escassez deste bem essencial.

É indispensável utilizar a água sem a desperdiçar. Poupar está nas mãos de cada um de nós e passa por simples gestos do nosso dia-a-dia.
Mudar os hábitos e instalar dispositivos mais eficientes em torneiras, chuveiros e autoclismos são pequenas atitudes que fazem toda a diferença.
Poupar 300 metros cúbicos por ano
Poupar 300 metros cúbicos de água por ano equivale a 60 mil garrafões de água de cinco litros ou a encher sete piscinas de quatro metros de largura, sete de comprimento e um metro e meio de altura. Os dados foram apresentados na revista Proteste de Junho de 2008.

Numa casa onde habitem três pessoas e com dispositivos que tenham um elevado consumo, aliado a um uso descuidado dos mesmos pode perfazer um consumo de água excessivo e de desaproveitamento (cerca de 400 metros cúbicos).
Mas se a mesma família adoptar hábitos mais económicos e utilizar dispositivos eficientes e acessórios redutores pode reduzir o consumo para 100 metros cúbicos por ano. Pode parecer insignificante, mas se multiplicarmos este número por cada casa de família do país é um facto que toma dimensões gigantescas.
Existem acessórios e dispositivos económicos para chuveiros, torneiras e autoclismos que permitem reduzir no consumo da água. Mas o principal contributo está nas atitudes de cada um de nós.
Dicas para poupar
Comece por tomar duches curtos, em vez de banhos de imersão, não deixe a torneira aberta mais de cinco minutos e feche-a sempre que não precisar.
Nos banhos de imersão de crianças use um quarto da capacidade máxima da banheira e recolha, em garrafões, a água fria até chegar a quente.
Reduza ao mínimo o uso de água para lavagens (dentes, mãos, fazer a barba) e feche bem as torneiras.

Para cozinhar, prefira o vapor, microondas ou a panela de pressão pois poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor dos alimentos.
Use as máquinas de lavar só com carga completa.
Prefira a máquina de lavar loiça do que lavá-la à mão.
Para lavar o carro use dispositivos com água sob pressão.
Nas piscinas recorra a circuitos de recirculação da água.
Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, abastecer o autoclismo ou regar o jardim.
Estes são pequenos passos que pode adoptar em casa e que fazem toda a diferença para o planeta.
O programa Eco-Famílias foi um projecto na área da poupança de energia que visou sensibilizar os consumidores para a necessidade de reduzir os consumos de água e consiste no acompanhamento dos consumos reais de água, durante um ano, das famílias residentes na região do Algarve.
Siga o exemplo.