O Fernando Grade, cujos méritos de artista são bem conhecidos, alertou há dias para os atentados à integridade da Sé de Faro, perpetrados pelas obras de restauro que ali têm sido efectuadas.
Fiquei perplexo, como todos quantos o ouviram , ao saber que não houve um projecto de restauro elaborado por especialistas qualificados, como seria minimamente aceitável, para avançar com as obras; daí estarão a resultar adulterações e graves atropelos, sendo mais gritante, para um leigo, o uso de rebocos de cimento.
Neste caso como em outros, revela-se bem a falta de consciência de todas as Entidades que têm a ver com o património e a impunidade com que se continuam a cometer acções lesivas dos valores mais notáveis da cultura algarvia, o que já seria injustificável mesmo numa dessas repúblicas das bananas, mas que é absolutamente intolerável num país que, pertence à UE e que sendo riquíssimo em termos de património, se revela paupérrimo em termos do nível cultural de dirigentes, responsáveis e gestores ( públicos e privados).
texto de Fernando Pessoa retirado do Barlavento,
Assina já a Petição:
Fonte: A Defesa de Faro e Barlavento
http://adefesadefaro.blogspot.com/2009/07/patrimonio-algarvio-em-risco.html
http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=34806
Imagens:
http://adefesadefaro.blogspot.com/2009/07/patrimonio-algarvio-em-risco.html - Fotografia da Igreja da Sé a ser reabilitada
Pedro Abrantes (NAMB)
Sem comentários:
Enviar um comentário