domingo, 22 de junho de 2008

A História das Coisas



Este vídeo explica-nos o problema do Consumismo, relacionando-o com a Sobre exploração dos nossos recursos naturais, mão-de-obra barata, Economia Ambiental, poluição atmosférica, dos solos, e da água, contaminação do leite materno, produtos tóxicos, manipulação política, reciclagem, etc.

(versão legendada) :
http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Algarve vai ter campos de golfe amigos do ambiente

“A indústria do golfe vai passar a ter relvados verdes todo o ano de forma rápida e amiga do ambiente se for aplicado um projecto concebido por especialistas da Universidade do Algarve, que será apresentado esta terça-feira aos empresários hoteleiros algarvios, informa a Lusa. O coordenador do projecto «Plataforma do golfe», João Mil-Homens, explicou que esta iniciativa visa estruturar as dezenas de investigações e teses sobre o golfe que se fazem na Universidade do Algarve (UAlg) e articulá-las às necessidades dos campos de golfe.

Descobrir qual a doença que existe num relvado de golfe através de uma «prestação de serviço rápida e competente» ou saber qual a melhor forma de regar ou adubar o solo para ter a relva sempre verde são apenas alguns dos objectivos da «Plataforma do Golfe», acrescenta João Mil-Homens. O novo projecto pode explicar-se como sendo uma espécie de empresa de consultadoria dentro da Universidade.

«Vamos querer apostar em serviço na área do golfe tendo um plantel de profissionais de várias áreas, desde a agronomia, ambiente, turismo, questões relacionadas com a água e resíduos, questões relacionadas com fertilização e nutrição das plantas e manutenção dos relvados», sintetizou.

Relvados com necessidades adaptadas

No fundo é perceber quais as valências da UAlg e adaptá-las às necessidades dos relvados. Aproveitar águas residuais de forma segura para a saúde pública e relvados, optimizar sistemas de rega mediante as condições meteorológicas e fazer ensaios com adubos especiais que funcionam como «esponjas que ajudam a absorver e a reter a água» são exemplos do que a «Plataforma do Golfe» vai oferecer aos empresários do golfe.”

Para mais informações: http://www.plataformagolfe.com/

Fonte: diario.iol.pt

domingo, 1 de junho de 2008

Previsão da qualidade do ar disponível on-line

"A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou, em Lisboa, o novo instrumento de Previsão do Índice da Qualidade do Ar, que vai permitir aos portugueses conhecerem previamente o estado do ar que se respira.

O novo instrumento vai permitir «alertar preventivamente» sobre a concentração de poluentes na atmosfera e a adopção de «comportamentos adequados» pela população e grupos de risco, nomeadamente, crianças, idosos e doentes respiratórios.

A previsão da qualidade do ar para o dia seguinte abrange os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal, disponibilizando toda os dados às «18:00 horas de cada dia da semana e às 20:00 horas nos fins-de-semana e feriados, explicou Filomena Boavida, da APA.


A Previsão do Índice da Qualidade do Ar qualifica a qualidade do mesmo em cinco classes, classificando-as como, Muito Bom; Bom; Médio; Fraco e Mau, sendo determinada para cada zona ou aglomeração em Portugal e ser determinada numa previsão com recurso a modelos desenvolvidos para cada poluente em cada das 73 estações fixas de medição do ar no país.

O subdirector-geral da Saúde, José Robalo, louvou a iniciativa, uma vez que «não é depois de estar a respirar um ar com excesso de poluentes que se vai conseguir prevenir a população ou transmitir recomendações, como acontecia até agora», cita o Jornal de Notícias.

Contudo, o responsável não deixa de lamentar que a informação sobre a previsão do estado do ar «só esteja disponível às 18:00 horas» de cada dia de semana, alegando que uma disponibilização mais ágil «permitiria uma melhor e maior divulgação» dos alertas e recomendações.

A informação será fornecida gratuitamente aos meios de comunicação social e autoridades interessadas via e-mail, no portal da Agência Portuguesa do Ambiente e no site
http://www.prevqualar.org/jsp/pt/previsao_cidades.jsp, em tempo útil e tendo em vista a sua difusão."

Fonte: Jornal de Notícias