quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Faro dá primeiro passo para criar Parque Ambiental no Pontal

“A moção «Vamos fazer do Pontal o nosso Parque Ambiental» foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal (AM) de Faro, na passada semana.

A proposta da JSD/Faro foi apresentada, originalmente, em Julho de 2007, mas não foi votada na altura, «por se considerar que não era o momento oportuno de ver este tema discutido», revelaram os jovens social-democratas, num comunicado.


Com a aprovação da moção, a AM farense «recomenda e apela à Câmara Municipal de Faro, que os cerca de 350 hectares de terreno, compreendidos na área do concelho de Faro, entre a estrada para a praia de Faro e o Campus de Gambelas, sejam transformados num Parque Ambiental onde a preservação, a protecção e a promoção da sua elevada riqueza ambiental e paisagística sejam uma realidade efectiva».

O Pontal é uma zona verde que ocupa a faixa costeira entre Faro e Loulé e é parte integrante do Parque Natural da Ria Formosa.

«É de realçar que a importância e o carinho atribuído pela população farense ao Pontal é enorme, como aliás ficou bem patente pela grande adesão à petição, promovida pela JSD/Faro, para a Criação do Parque Ambiental do Pontal, que obteve um total de 4500 assinaturas», adiantaram.”

Fonte:
Barlavento

1 comentário:

Pedro Abrantes disse...

Parque Ambiental do Pontal?

Acho que SIM!
Vamos fazer do Pontal algo do estilo do Parque Natural da Doñana. Com passeios pedestres com monitor, passeios guiados de bicicleta, passeios de canoa pela Ria, passeios a cavalo e talvez também quem sabe nalguns espaços reservados passeios de jipe, e tudo sempre com um monitor, criando-se postos de trabalho. Não só preservamos este espaço maravilho e cheio de potencial como também o valorizamos economicamente, e rentabilizamos todo aquele espaço, que de momento é pouco utilizado quando comparado com todo o seu futuro potencial para ser grande. Até se encontra perto duma capital de Distrito e dum aeroporto, o que se poderia tornar em mais uma atracção algarvia, com um dos objectivos de atrair visitantes estrangeiros incluindo espanhóis. gostava é de ve qual das organizações ambientais é que iria ficar a liderar esta iniciativa. Um bem haja a esta iniciativa e a outras do mesmo género... Força Namb!