terça-feira, 4 de março de 2008

Ecopontos para recolha e reciclagem de fraldas

"O Governo estuda a hipótese de viabilizar financeiramente um sistema de reciclagem nacional de fraldas descartáveis, para fazer frente às toneladas destes resíduos depositadas todos os dias nos aterros, onde podem resistir 500 anos, ou serem incineradas.

À excepção dos distritos de Lisboa e Porto, onde a Valorsul e a Lipor queimam o lixo doméstico e a pequenos sistemas de tratamento do lixo, como o do concelho de Oeiras, no resto do país o destino das fraldas são os aterros.

Segundo dados avançados pela Valorsul, os têxteis sanitários, como as fraldas e os pensos higiénicos, representam cerca de cinco por cento da totalidade dos resíduos sólidos urbanos, dos quais, a maior parte são fraldas.

Os últimos estudos internacionais, consideram que as fraldas são um dos piores resíduos domésticos e indicam que cada bebé usa cerca de cinco mil fraldas nos primeiros dois ou três anos, correspondendo a uma tonelada de resíduos.

O seu depósito em aterros é um grave problema ambiental que vários países têm evitado, recorrendo à instalação de centros de reciclagem, semelhantes aos da Sociedade Ponto Verde, mas com a opção para recolha de fraldas, que recicla o plástico e pasta de papel que compõem as mesmas.

Fonte do Ministério do Ambiente, em declarações ao Público, afirma que «a possibilidade de instalar unidades de reciclagem de fraldas está a ser alvo de um estudo de viabilidade económica e financeira que deverá estar concluído no final deste semestre».

Por definir está o método de recolha das fraldas, como a colocação dos ecopontos em locais estratégicos, nomeadamente creches e maternidades, ou fazendo a recolha porta-a-porta."
Fonte: Público

1 comentário:

Pedro Abrantes disse...

Sinceramente não compreendo!
O Governo Português acaba com as maternidades, fecha centros de saúde, e alguns hospitais, os subsídios de abono são aquilo que se conhece, de modo a poupar dinheiro à custa dos contribuintes.
E agora querem investir mais dinheiro na reciclagem de fraldas? Sim 5% é um valor bastante elevado, mas que pelos vistos terá tendência a vir por aí abaixo!
Fica aqui um abraço ao pessoal do Namb!