quarta-feira, 16 de abril de 2008

Aves "às secas" nos Salgados

Fonte: Obervatório do Algarve

“A Lagoa dos Salgados - situada entre os concelhos de Silves e Albufeira -, uma das mais importantes zonas ecológicas do Algarve, sofreu um esvaziamento na semana passada que está a criar alvoroço no seio de várias associações ambientais.

Como está junto a um campo de golfe - propriedade da Herdade dos Salgados - e para evitar inundações, no Inverno, é costume abrir um canal até ao mar. No entanto esta acção foi feita em plena Primavera, altura em que as aves estão a nidificar.

“A lagoa já foi aberta duas vezes este ano mas a esta altura do ano não devia ter sido feito. A zona parece um deserto. Milhares de aves desapareceram totalmente”, confessa ao Observatório do Algarve João Ministro, da associação Almargem.

Aves como o pernilongo, o camão, o papa-ratos ou a garça vermelha, que usam a área de 149 hectares para nidificar durante a Primavera, já não o vão fazer este ano, garante João Ministro, afirmando que algumas terão fugido para a Ria Formosa, não se sabendo se já teriam começado a nidificar. Ao todo, no pico da época de nidificação, a Lagoa dos Salgados chega a albergar perto de 1500 aves.

João Ministro sublinha ainda que o campo de golfe foi mal planificado, já que está construído sobre uma zona de cheia da Lagoa dos Salgados, o que leva a ser esvaziada mais vezes que o normal e ressalva que há maneiras menos agressivas para libertar a água, como a bombagem, mas que envolve custos mais elevados.

“A lagoa fecha naturalmente, o que demora entre duas a três semanas, mas a ondulação não tem estado muito forte, por isso deverá demorar mais tempo”, admite.

Por enquanto ainda não foi feita qualquer queixa por parte da Almargem ou outra qualquer associação, mas a hipótese não está fora de questão: “Estamos a ver a situação com algumas associações de defesa do ambiente, incluído a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), e vamos tomar decisões em breve”.

Recorde-se que a SPEA chegou mesmo a cancelar uma visita programada de observação de aves, devido à nova situação da lagoa.

CCDR deu luz verde

Contactada pelo Observatório do Algarve, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Alg) confirmou que a abertura da Lagoa dos Salgados foi autorizada pela entidade: “Após um episódio intenso de precipitação, e tendo o nível da lagoa subido bruscamente, optou-se por autorizar a abertura da barra nesta altura", adianta a CCDR-Alg.

A medida terá servido como acção preventiva, com receio de que o nível das águas subisse para níveis não desejados. "Optou-se por autorizar a abertura da barra nesta altura, já que se temeu que, com novos episódios de precipitação, se tornasse forçoso abrir a barra com a época de nidificação mais avançada (ou que ocorresse uma abertura natural da barra), com prejuízos porventura mais graves e com menor possibilidade de reposição do nível de água na lagoa durante a época de estio”.

A mesma fonte salienta ainda a complexidade da gestão destes sistemas lagunares, em que pesam vários factores: "É necessário ponderar e conciliar variáveis diversas como a imprevisibilidade dos fenómenos climatéricos, a qualidade da água, a capacidade de suporte para a fauna aquática, a variação do nível da água, a qualidade da praia balnear adjacente e a salvaguarda de bens materiais nas imediações da zona húmida", esclarece.

De acordo com a CCDR-Alg, a Lagoa dos Salgados será fechada durante o dia de quinta-feira, com a reposição da areia entretanto removida.”


Fonte: Observatório do Algarve

1 comentário:

Pedro Abrantes disse...

Practicam-se autênticos atentados contra a Natureza, neste país, talvez também devido à falta de comunicação entre entidades.

A CCDR-Alg deu luz verde a este processo de esvaziamento, não será que daria para esvaziar apenas até um certo nível de água? Mesmo com a abertura do caminho da água para o mar (que seria a opção mais barata, de modo a evitar a bombagem da água), não daria para apenas abrir durante um curto espaço de tempo, durante meio dia, e de seguida, voltar a fechar a passagem?

Parece que falta comunicação entre a CCDR-Alg e as ONG's. Agora é que as ONG's se depararam com este problema e estão a consultar-se entre si, trabalho que provavelmente deveria ter sido feito antes da abertura precipitada da lagoa dos Salgados, mas provavelmente nem foram avisadas atempadamente.

Outro problema é o facto de não se saber ao certo qual o valor deste bem, que é a Lagoa dos Salgados, ou seja, um problema de Economia Ambiental. Agora é bastante complicado estimar/quantificar a perda económica que ocorreu naquele local em específico.

Continua a trabalhar, Namb