domingo, 1 de junho de 2008

Previsão da qualidade do ar disponível on-line

"A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou, em Lisboa, o novo instrumento de Previsão do Índice da Qualidade do Ar, que vai permitir aos portugueses conhecerem previamente o estado do ar que se respira.

O novo instrumento vai permitir «alertar preventivamente» sobre a concentração de poluentes na atmosfera e a adopção de «comportamentos adequados» pela população e grupos de risco, nomeadamente, crianças, idosos e doentes respiratórios.

A previsão da qualidade do ar para o dia seguinte abrange os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal, disponibilizando toda os dados às «18:00 horas de cada dia da semana e às 20:00 horas nos fins-de-semana e feriados, explicou Filomena Boavida, da APA.


A Previsão do Índice da Qualidade do Ar qualifica a qualidade do mesmo em cinco classes, classificando-as como, Muito Bom; Bom; Médio; Fraco e Mau, sendo determinada para cada zona ou aglomeração em Portugal e ser determinada numa previsão com recurso a modelos desenvolvidos para cada poluente em cada das 73 estações fixas de medição do ar no país.

O subdirector-geral da Saúde, José Robalo, louvou a iniciativa, uma vez que «não é depois de estar a respirar um ar com excesso de poluentes que se vai conseguir prevenir a população ou transmitir recomendações, como acontecia até agora», cita o Jornal de Notícias.

Contudo, o responsável não deixa de lamentar que a informação sobre a previsão do estado do ar «só esteja disponível às 18:00 horas» de cada dia de semana, alegando que uma disponibilização mais ágil «permitiria uma melhor e maior divulgação» dos alertas e recomendações.

A informação será fornecida gratuitamente aos meios de comunicação social e autoridades interessadas via e-mail, no portal da Agência Portuguesa do Ambiente e no site
http://www.prevqualar.org/jsp/pt/previsao_cidades.jsp, em tempo útil e tendo em vista a sua difusão."

Fonte: Jornal de Notícias

1 comentário:

Pedro Abrantes disse...

Ora aqui podemos encontrar um site onde praticamente em tempo real temos informação sobre a Qualidade do ar que respiramos, mais a nível do Ozono. À muita gente que não sabe mas o Ozono é muito bom para nos proteger dos raios Ultravioletas provenientes do Sol, em camadas superiores da Atmosfera, mas quando se encontra ao nível em que respiramos (devido à poluição, por exemplo sob a forma de nevoeiro fotoquímico) é bastante prejudicial para a saúde pública, como podemos ver a seguir.

O ozono (O3) é um composto químico com efeitos prejudiciais para os seres vivos quando se encontra junto à superfície terrestre: provoca irritações nos olhos e tracto respiratório, é o componente principal do nevoeiro fotoquímico e actua como gás com efeito de estufa.

No entanto, é ao nível da estratosfera (entre 25 a 30 Km da superfície terrestre) que se encontra 90% deste composto, constituindo a chamada camada de ozono, que assume um papel fundamental na protecção da vida no planeta Terra: absorve mais de 95% das radiações ultravioleta (UV), impedindo que estas atinjam a superfície terrestre em quantidades elevadas.

Em quantidades muito pequenas, as radiações UV são úteis à vida, contribuindo para a produção da vitamina D, indispensável ao normal desenvolvimento dos ossos. No entanto, a exposição prolongada e sem protecção a radiação UV causa anomalias nos seres vivos, podendo levar ao aparecimento de cancro da pele, deformações, atrofia e cegueira assim como à diminuição das defesas imunológicas, favorecendo o aparecimento de doenças infecciosas e em casos extremos, à morte. A radiação UV pode também diminuir a taxa de crescimento de plantas e aumentar a degradação de plásticos.

Anualmente e a nível mundial, surgem cerca de 3 milhões de novos casos de cancro da pele e morrem 66 000 pessoas com esse tipo de cancro. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, a redução de apenas 1% na espessura da camada de ozono é suficiente para a radiação UV cegar 100 mil pessoas por catarata e aumentar os casos de cancro da pele em 3%.

Parabéns Namb continuem a postar notícias úteis e interessantes.

Saudações Académicas