sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Biodiesel Algarve perde apoio comunitário mas ALGAR garante que avança com o projecto

O projecto Biodiesel Algarve viu recusados apoios comunitários. A associação Almargem, mentora da ideia, apontou responsabilidades à empresa de recolha e tratamento de resíduos sólidos ALGAR, mas ao Região Sul a empresa já garantiu que o projecto avança em 2009.


Recorde-se, a ideia consiste em recolher óleos alimentares usados pelas populações e transformá-los em biodiesel, um combustível menos poluente, uma mistura de 30 por cento de óleos usados refinados e 70 por cento de gasóleo tradicional.

A ideia da Almargem conquistou vários parceiros, incluindo as 16 câmaras, associações regionais ligadas ao ambiente, e a ALGAR como uma parceira importante na recolha dos óleos e na sua transformação energética.




Esta quinta-feira a Almargem emitiu um comunicado a dar conta do chumbo do projecto aos apoios comunitários, e onde responsabiliza a ALGAR, acusando a empresa de tomar conta do projecto e estruturar autonomamente a candidatura, que veio a ser chumbada, “por ausência de documentos imprescindíveis”.

Contactada pelo Região Sul a ALGAR desmente. Diz que o projecto chumbou por falta de financiamento neste momento de candidaturas a apoios. E diz que tomou conta do projecto porque só através de uma empresa como a ALGAR ele podia avançar para uma candidatura a fundos comunitários e que a Almargem sabia.



No entanto, Miguel Nunes, da ALGAR, garante que o projecto vai avançar em 2009, ainda que a título experimental. Será um projecto piloto a começar em quatro concelhos com maior densidade populacional, provavelmente “Faro e Tavira a Sotavento e Albufeira e Portimão a Barlavento”.

Os primeiros ecopontos de recolha dos óleos deverão estar nas ruas no terceiro trimestre de 2009, sendo que antes disso a empresa iniciará uma “grande campanha de sensibilização da população”, salienta Miguel Nunes.


De acordo com o mesmo responsável, independentemente de a ALGAR avançar a expensas próprias com este projecto piloto, a empresa pretende voltar a tentar mais tarde uma candidatura a fundos comunitários para implantação do projecto a nível regional.

No Algarve são produzidas mensalmente 100 toneladas de óleos alimentares usados. 55% perdem-se no esgoto. 45% vão para o lixo. Criam “graves problemas ambientais”. Estima-se que um litro de óleo possa contaminar um milhão de litros de água.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90191#

Imagens:

http://www.algar.com.pt/ - Proteja o Ambiente – Recicle – ALGAR

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90191# - Ecoponto de óleos usados

http://img160.imageshack.us/img160/5453/almargem01jg6.jpg - Logótipo da Almargem

http://plantabio.com.br/wp/?p=31 – Ciclo de Funcionamento do Biodiesel

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: