segunda-feira, 10 de novembro de 2008

QUERCUS APONTA ALBUFEIRA COMO LIDER NACIONAL EM PRAIAS DE OURO

Segundo a Quercus, em comparação com 2007, houveram mais quatro praias com qualidade de ouro, num total de 200 das 508 zonas balneares. O concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro foi Albufeira (com 17 zonas balneares). As praias reconhecidas com o galardão de Ouro foram: Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia, Galé Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Oura, Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, S. Rafael, Salgados e Santa Eulália.


A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza resolveu seleccionar todas as praias que em Portugal têm tido nos últimos cinco anos (2003 a 2007) sempre qualidade de água classificada como boa e que na época balnear de 2007 tiveram sempre análises boas.


Esta avaliação efectuada pela Quercus é ainda mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul porque apenas se baseia na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto.



A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária.



O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), sistematicamente apresentam boa qualidade, e que possam desta forma, contribuir para uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da sua água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear (dados consultados através do site snirh.inag.pt ). Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição, ou onde se tenha verificado na última época balnear análises aceitáveis ou más.



Podem estar incluídas nesta listagem praias onde algumas análises ao longo dos cinco anos tenham sido objecto de derrogação por diversas circunstâncias, em particular condições meteorológicas adversas, mas cuja justificação tenha sido aceite no quadro da legislação vigente.



Fonte: Algarve Press

URL: http://www.algarvepress.net/conteudo.php?menu=-1&cat=Turismo&scat=Ambiente&id=1759

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: