terça-feira, 18 de novembro de 2008

Seminário sobre gestão integrada de recursos hídricos na UAlg

A Universidade do Algarve é palco no próximo dia 4 de Dezembro de um encontro técnico-científico sobre a importância da gestão integrada dos recursos hídricos nas regiões hidrográficas de Portugal Continental.


A iniciativa é organizada pelo Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GP), em parceria com a UAlg e com o Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira (ICCE).


O seminário “Gestão integrada dos recursos hídricos nas regiões hidrográficas de Portugal Continental” pretende contribuir para compreender de que forma se vai reflectir na gestão da água o novo quadro de actuação, resultante da reforma legal e institucional que representa a actual Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 28 de Dezembro), bem como os desenvolvimentos posteriores introduzidos por vários decretos-lei.

No encontro vão marcar presença representantes de todas as cinco recém-criadas direcções de região hidrográfica (Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve), sendo esta a primeira sessão pública dedicada a esta matéria desde a tomada de posse das direcções destes novos organismos da administração pública, que ocorreu no passado dia 1 de Outubro (o primeiro dia do ano hidrológico).



No âmbito do encontro, serão ainda apresentados alguns casos de estudo que, pelo seu interesse particular, permitem discutir aspectos relacionados com a aplicação prática de tecnologias avançadas de monitorização, gestão, modelação, descontaminação e, de forma geral, gestão da água.

A participação é gratuita e livre, mas deve ser feita uma inscrição por e-mail, indicando o nome do participante, a instituição e respectivo e-mail, para AIH-GP/José Paulo Monteiro (FCMA/UAlg), através do e-mail jpmontei@ualg.pt.




A sessão de abertura tem lugar às 10 horas, prolongando-se até ao final do dia e decorre no anfiteatro 1.3 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=89875

Imagens:

http://snirh.inag.pt/snirh/divulgacao/sintese/figuras/nacionais/2.1_bacias_hidrograficas_a4.gif - Regiões Hidrográficas de Portugal Continental

http://www.siplab.fct.ualg.pt/cas/ualg_logo.png - Logótipo da UAlg

http://jppmonteiro.googlepages.com/home2 - Fotografia do Prof. Dr. José Paulo Monteiro

http://www.ualg.pt/ – Logótipo da FCMA – Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente – UAlg

Poster:

http://www.fcma.ualg.pt/web/files/AIH-ARH(s)-UALG-4-Dez-20082.pdf

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: