terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cidades algarvias sem stress

Praticar uma alimentação saudável, fazer exercício físico e proteger o ambiente são alguns dos princípios que integram a filosofia das “Slow Cities”. Quatro cidades algarvias já aderiram ao movimento.



O conceito “Slow Cities” chegou ao Algarve e será agora implementado em Tavira, Silves, Lagos e São Brás de Alportel, após a aprovação das respectivas candidaturas.

A filosofia deste movimento assenta numa alimentação saudável, na convivência com os amigos, na prática de exercício físico e na preservação e protecção do ambiente, cultura e costumes.




Trata-se, portanto, de usufruir de uma vida sem stress, aumentando os níveis de tranquilidade e qualidade de vida dos habitantes e visitantes destas cidades.

Mas para que recebem o caracol, imagem de marca do movimento, as cidades aderentes têm de cumprir todos os requisitos relacionados com a cultura, o ambiente, as infra-estruturas, a hospitalidade e qualidade urbana.




Inspirado no movimento "slow food" (comida lenta), o conceito "slow cities" nasceu há mais de uma década em Itália e conta com 32 cidades aderentes. Alemanha, Polónia, Noruega, Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Austrália e Japão também já integram a onda das “cidades calmas” a que agora se junta Portugal.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26615

Imagens:

http://racosta.kevhosting.com/blog/wp-content/2006/11/slow_city.jpg - Fotografia a preto e branco duma rua com “slow” escrito na estrada

http://www.slowtrav.com/blog/pauline/cittaslow.jpg - Logótipo do CITTASLOW - Slow food

http://aunz.siemens.com/Environment/PublishingImages/solution_environment.jpg - Fotografia de criança junto de planta

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: