terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Curso Certificação Ambiental da Construção Sustentável - Sistema LiderA - Curso de Assessores

Nos últimos anos a importância do ambiente e a noção de sustentabilidade na construção, os princípios, as técnicas e as formas de o avaliar, têm evoluído significativamente, constituindo um importante desafio num mercado cada vez mais competitivo.

Nesse contexto, os sistemas voluntários destacam-se como uma possibilidade de certificar efectivamente essa sustentabilidade nos ambientes construídos, promovendo a liderança também pelo ambiente. Estes sistemas estão presentes em diversos países.



Em Portugal foi criado no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST, um sistema voluntário, designado de LiderA (Liderar pelo Ambiente), que evidencia quais os aspectos a considerar para o bom desempenho do edificado no sentido da sustentabilidade, bem como os mecanismos que permitem avaliar e reconhecer/certificar esse desempenho ambiental.

Junto envio informação sobre o curso Certificação Ambiental da Construção Sustentável - Sistema LiderA - Curso de Assessores que se irá realizar na EST-UAlg nos dias 20 e 21 de Janeiro. Este curso é da responsabilidade do Prof. Manuel Duarte Pinheiro (http://www.lidera.info/).



É do interesse de arquitectos, engenheiros, gestores e promotores de empreendimentos edificados com responsabilidade na vertente ambiental e/ou da sustentabilidade.

O custo de inscrição é de 450 €. Para alunos, ex-alunos e docentes da EST/UAlg, se inscritos a título individual, 405 € (correspondente a 10% de desconto).

O número de vagas está limitado a 30, sendo preenchidas por ordem de chegada das inscrições acompanhadas do respectivo pagamento.




Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, Fátima Farinha, Prof. Coordenadora ADEC-EST-UAlg, Email: mfarinha@ualg.pt

Fonte: Empresa LiderA

http://www.lidera.info/

Imagens:

http://www.lidera.info/ - Logótipo da LiderA

.
Pedro Abrantes (NAMB)

1 comentário:

Desambientado disse...

Passei para vos desejar um Bom Natal e um Ano Novo muito próspero no combate à degradação ambiental.

Papá Noel,

Tornou-se cruel,

E o Pai Natal,

É outro que tal.

Esqueceram os meninos,

Ranhosos, franzinos,

Mas não a pestinha,

De gente riquinha.



Por obséquio,

Faça um presépio,

Tenha um Natal,

De amor fraternal.



Mantenha os petizes,

Cobertos de amor,

Protegidos, felizes,

Sem eleição de cor.



Nesse seu presépio,

Deite o seu menino

No aurículo ou ventrículo

Do seu coração.

Um Natal a sério,

Também é um hino,

Ou um bom estímulo,

À fraternal comunhão.





Que 2009 nos traga crise no egoísmo e fartura de saúde e fraternidade.



Félix Rodrigues