sábado, 3 de janeiro de 2009

UAlg junta especialistas europeus em gestão costeira

A Universidade do Algarve recebe em Fevereiro, nos dias 4 e 8, o 4th International SPICOSA Workshop, um evento organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) que vai contar com mais de 50 investigadores.


A iniciativa consiste numa reunião de balanço no âmbito do projecto europeu Science and Policy Integration for Coastal System Assessment (SPICOSA), iniciado em Fevereiro de 2007, cujo principal objectivo é criar uma metodologia capaz de avaliar o impacte da actividade humana, económica e política em vários pontos da costa europeia. Portugal participa através do CIMA, com a análise do estuário do Guadiana.

O projecto SPICOSA, financiado pelo 6.º Programa-Quadro da União Europeia (UE), pretende desenvolver uma metodologia que permita analisar e compreender melhor as relações entre as pessoas e a natureza nos diversos ambientes litorais da Europa, de modo a levar os decisores políticos a optimizar os procedimentos de gestão costeira, tomando medidas mais adaptadas às características e problemas reais de cada região.

Na ocasião vão decidir-se os moldes de aplicação do modelo de formulação de cenários a cada local e respectivos problemas e, simultaneamente, como veicular a informação sobre o trabalho em curso para que todas as partes interessadas possam tirar o melhor proveito da iniciativa SPICOSA.




A reunião decorre no edifício do Complexo Pedagógico, no Campus de Gambelas da UAlg. No último dia de trabalho está reservada uma visita de campo ao estuário do Guadiana.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90716

Imagens:

http://www.namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipos da UAlg (Universidade do Algarve) e da FCMA (Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente)

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: