terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Associação Nacional das "Slow Cities" nasce no Algarve

A primeira associação nacional do movimento "Slow Cities" deverá ser criada em Março no Algarve, região pioneira na adesão à rede. Saiba mais.



Em Portugal, estão integradas na rede, que assenta na preservação das tradições e na promoção de uma vida tranquila e com maior qualidade, as cidades de Tavira, São Brás de Alportel, Lagos e Silves.

O movimento, cujo logótipo é um caracol, surgiu em Itália em 1999 mas entretanto já se espalhou por vários países europeus como Espanha, Reino Unido, França, ou Noruega e noutros locais do mundo.



A defesa dos valores tradicionais, que englobam não só o património como a gastronomia – o movimento está associado à "slow food" (comida lenta) por oposição à "fast food" (rápida) – são alguns dos pilares fundamentais do movimento.

"Não estamos de modo algum contra a evolução, mas queremos combater a globalização no seu pior sentido, porque conduz à uniformização e por consequência à mediocridade", refere Ana Albuquerque.

Jurista de profissão e a residir no Algarve, a responsável pela introdução do movimento em Portugal diz que quer expandir a rede, tendo a cidade de Porto Santo, na Madeira, manifestado interesse.



Para se candidatar à rede, as comunidades têm que ter à partida menos de 50 mil habitantes, embora possam existir excepções, consoante as dimensões do país em causa, explica Ana Albuquerque.

A selecção é feita com base na componente histórica dos locais e critérios ambientais e de qualidade de vida, podendo haver sanções ou a retirada do galardão caso não sejam cumpridos alguns pressupostos.

Apesar da chancela "Slow Cities" poder permitir captar mais turistas para as cidades que integram a rede, o objectivo primeiro é que proporcionem qualidade de vida aos residentes e que as comunidades beneficiem disso.



Ana Albuquerque interessou-se pelo movimento depois de se ter "desencantado" de uma passagem pela vida político-partidária e considerar que devia continuar a intervir de forma cívica para promover mudanças.

A sua primeira conquista foi ter conseguido que quatro cidades algarvias fossem certificadas pelos dirigentes do movimento "Slow Cities", que quer agora expandir-se ao resto do país.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27143

Imagens:

http://www.alma-algarvia.blogspot.com/ - Logótipo da Slow Cities

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=873737 – Fotografia de Tartaruga e alusivo à “Slow Food”

http://www.ericjlyman.com/images/slow_cities.jpg - Fotografia de estrada com “Slow” escrito no alcatrão

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=709114 – Fotografia de Tartaruga dentro de água

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: