segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Frio faz disparar consumo de electricidade

O consumo de electricidade pode aumentar quase oito por cento devido ao frio, mas os seus efeitos só devem reflectir-se a partir de hoje, sexta-feira, não tendo sido ainda ultrapassada a potência recorde registada em Dezembro de 2007.



"Numa sequência de dias muito frios como a que está a ocorrer, os consumos podem aumentar até sete a oito por cento face a uma temperatura normal", refere o Gabinete de Comunicação e Imagem da Rede Eléctrica Nacional (REN).

No entanto, o aumento dos consumos não é imediato, devido à inércia térmica (capacidade do edifício acumular calor face às variações de temperatura), pelo que o efeito das baixas temperaturas só se fará sentir a partir de quinta-feira, acentuando-se na sexta-feira.



De acordo com os últimos dados da REN, relativos a quinta-feira, a potência máxima que se atingiu nesse dia foi de 8.700 megawatts (MW). A potência máxima histórica registada na rede portuguesa verificou-se no dia 18 de Dezembro de 2007, com 9.110 MW. Neste Inverno, o valor mais alto foi atingido no dia 2 de Dezembro de 2008, com 8.950 MW.

O último relatório mensal da REN, que se reporta a Novembro de 2008, revelava já os efeitos das baixas temperaturas sobre o consumo, que cresceu nesse mês, 1,9 por cento, face aos valores homólogos do ano anterior.



Na quarta-feira, o pico de consumo de electricidade na região de Lisboa ultrapassou a ponta de carga eléctrica diária, correspondente ao período em que mais se gasta energia (entre as 19h00 e as 20h00), num dia em que as temperaturas oscilaram entre os oito e nove graus. O pico máximo de consumo foi de 840 MW, face a uma ponta diária que se situa normalmente nos 600 MW.

Os termómetros vão descer hoje ainda mais.

A temperatura mínima mais baixa esperada para hoje é de menos quatro graus negativos no distrito da Guarda, seguido de menos três graus negativos nos distritos de Leiria, Évora, Castelo Branco, Vila Real e Braga. Em Lisboa, as temperaturas devem variar entre os zero e os nove graus, no Porto entre um grau negativo e os oito e em Faro entre um e 11 graus.



Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26962

Imagens:

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=562677 – Fotografia de contador eléctrico, em quilowatts

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1068283 – Fotografia de Lâmpada vermelha

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1106983 – Fotografia de torres eléctricas de Alta Tensão

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=535346 – Fotografia de placa a avisar de Perigo de Alta Tensão

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: