domingo, 8 de fevereiro de 2009

Google Earth lança Oceano em 3D

Sempre sonhou ver o fundo do mar? Então este programa é para si.



O Google Earth (disponível para download em www.earth.google.com) , a ferramenta de visualização geográfica em três dimensões da Google, lançou o “Ocean”, uma nova ferramenta que mostra, a três dimensões, as profundezas submarinas, para incentivar o conhecimento sobre a vida oceânica. Os cibernautas poderão navegar nas zonas abissais no oceano ou no mar escolhido.



“Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e, no entanto, são pouco explorados pelo Homem”, afirmou Florence Diss, responsável pelas parcerias geográficas do grupo. Através do “Ocean”, será ainda possível navegar junto a vulcões submarinos, acompanhar a viagem de uma baleia ou visitar a Grande Barreira de Corais na Austrália.



Nas próximas versões do programa, que se dirige tanto à comunidade científica, como ao grande público, vão ser acrescentados também rios e lagos. O software permite ainda partilhar experiências online, aconselhando, por exemplo, os melhores locais para a prática de surf. Os utilizadores terão ainda acesso a informações e fotos, além de vídeos sobre 20 temas, como zonas marinhas protegidas, a evolução da fauna e “zonas mortas”.



Existem cerca de mil sequências filmadas, algumas das quais inéditas, principalmente imagens de expedições, comandadas pelo francês Jacques Cousteau.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.algarveobserver.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27431

Imagens:

http://krisabel.ctv.ca/Canada%20AM/gocean10.jpg - Imagem do Google Earth Ocean, vista do Globo Terrestre

http://lab.77agency.com/wp-content/uploads/ocean_floor.gif - Imagem 3D do Google Earth Ocean do fundo do mar

http://img.skitch.com/20080501-gun5ey8heyb6f5jpdf82rqqnxx.jpg - Imagem do Google Earth Ocean

http://earth.google.com.br/outreach/images/tour_earth.jpg - Imagem do Google Earth Ocean das Bacias Hidrográficas

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: