domingo, 29 de março de 2009

Associação Académica da UAlg quer mais reconhecimento

O algarveprimeiro entrevistou Eduardo Gonçalo, Presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve e percebeu quais são as principais lacunas, prioridades e linhas de orientação deste organismo ao serviço dos estudantes da região. 



Eduardo Gonçalo, 23 anos, licenciado em Gestão de Empresas, natural de Faro, adiantou que a sua candidatura se prendeu essencialmente com a profunda preocupação com os estudantes, com a vida académica e em contribuir para dignificar a associação que atravessa dificuldades, quer a nível financeiro, quer em termos de infra-estruturas bem como limitações em termos de projectos. 

Apesar de pretender continuar os projectos da direcção anterior, a dificuldade está em dar continuidade ao projecto de construção de um pavilhão desportivo tendo em conta os muitos problemas financeiros que atravessa a associação e as parcerias instituídas. 

Ao mesmo tempo e, atendendo à realidade profissional dos licenciados, quer na região, quer no país, destacou a importância em criar um gabinete de saídas profissionais em parceria com a Universidade do Algarve porque: “os tempos já são difíceis, pelo que construir dentro da universidade um espaço que oriente os alunos no mundo profissional, parece-me uma prioridade; criar parcerias e dar a conhecer os cursos para o exterior, pois a universidade não se pode fechar dentro de si mesma. É fundamental que o mundo profissional saiba que existem bons profissionais das mais variadas áreas na UAlg”. 



Com o objectivo de pôr em marcha este projecto, o responsável da AAUAlg quer operacionalizar esta ideia o mais rápido possível, á semelhança do que acontece noutras universidades do país, “é uma forma de fazermos parcerias e de beneficiar os estudantes”.  
Em termos de notoriedade e de reconhecimento do papel da Associação Académica, diz que “os farenses precisam de nos ver como uma estrutura capaz de dar resposta a várias situações que não sejam somente a limpeza de praias, já que o nosso trabalho é um contributo para a cidade e para a região e afirma que: “ a associação não serve só para realizar festas; pois temos a preocupação ambiental, o papel social dentro da universidade, a componente desportiva e claro, o valor da semana académica que não se restringe ao bailarico”. 

A este propósito ressaltou que:”na semana académica existe a preocupação igualmente com os seniores, com o Faro sénior que visa apoiar os idosos com menos recursos a receberem massagens, corte de cabelo e outros contributos essenciais. 

Quanto ao Faro Júnior, “tem por objectivo proporcionar ás crianças com mais dificuldades, portadoras de deficiência e outras limitações, contactar mais de perto com esta realidade, de ver o seu artista preferido em palco, de estar no recinto e de receber apoio. É por tudo isto que, muitas vezes o reconhecimento dos farenses fica esquecido”. 



Outro ponto importante é a questão da deficiência já que: “existem tantos funcionários, alunos e professores portadores de deficiência não percebendo muito bem como é que a própria Caixa Geral de Depósitos que está no Campus que trabalha directamente com este publico, não tem uma rampa adequada” Ainda neste contexto, Eduardo Gonçalo disse ter em mãos um projecto que se prende com a criação de um gabinete de apoio a alunos com algum tipo de deficiência ou mesmo doenças crónicas também à semelhança do que já acontece noutras universidades. 

Ainda em termos de actividades capazes de beneficiar os estudantes, destaca o estudo da criação de uma Feira de Emprego. 

Relativamente à semana académica 2009, “ os estudantes têm que se afastar um bocado da ideia de que a semana académica é baseada em bandas estrangeiras, pois para isso existem os festivais de Verão, é claro que o meu objectivo é trazer um ou dois nomes internacionais, não sei se vamos conseguir, no entanto acho que devemos apostar nos nossos músicos.” A propósito do cartaz “deste ano vamos ter um dia só dedicado a bandas do Algarve porque devemos apostar nos nossos também a nível regional.” 

Os Buraka Som Sistema é para já a única certeza, o Parque de S. Francisco será de novo o local apropriado para o evento, já que o importante é que as pessoas se sintam bem e num espaço organizado”. 

Nas contas, apesar da associação ter atravessado um mau momento, “estamos em franca recuperação e vou lutar para que possamos estar inteiramente descansados”. Com as receitas das actividades realizadas, a Associação vive à base dos subsídios que recebe da autarquia, da acção social e dos serviços que presta, pois “ainda que com preços sociais, a qualidade é assegurada com custos reduzidos, facto que complica a situação financeira, mas que aos poucos vai entrando em equilíbrio”. 

Refira-se que a Aaualg conta hoje com 5 bares de restauração distribuídos entre Faro e Portimão e ainda, 4 centros de cópias. 



Outra das lacunas é a falta de uma sede condigna devido ao elevado estado de degradação do edifício, veja aqui já que segundo o responsável, “ este é um problema que requer algumas dezenas de milhares de euros, devido a um erro de construção que necessita de ser reparado, mas que ninguém quer ver. Quando a estrutura cair, certamente que haverá mobilização para a reparar”. 

Este é um dos aspectos em que Eduardo Gonçalo se diz esquecido já que tem contactado vários organismos e não consegue receber apoio já que as contas da associação não permitem fazer face a este custo. 

Com a promessa de lutar por um maior reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, por uma melhoria na qualidade dos apoios prestados aos estudantes, este dirigente sublinha a sua preocupação com as dificuldades financeiras que muitos alunos atravessam, sem esquecer os créditos para terminar os cursos que colocam as famílias e os próprios recém- licenciados em situações muito complexas e inadmissíveis. 

Disposto a continuar a protestar pelas situações que considera incorrectas e que pouco protegem os estudantes do ensino superior, Eduardo Gonçalo diz-se atento e ligado aos demais organismos associativos das universidades do país.

Fontes: Alma Algarvia & Algarve Primeiro 

http://alma-algarvia.blogspot.com/2009/03/associacao-academica-da-ualg-quer-mais.html

http://www.emspublinet.com/index.php?article=1591%3Cbr%3E&visual=8&id_area=1&layout=20

Imagens:

http://www.barlavento.online.pt/upload/multimedia/TN1232028594.jpg - Fotografia de Eduardo Gonçalo – Actual Presidente da AAUALG – Associação Académica da Universidade do Algarve

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo da AAUALG – Associação Académica da Universidade do Algarve

http://namb-ualg.blogspot.com/2009/02/sao-bras-de-alportel-coloca-oleoes-na.html - Logótipo do Blogue Alma Algarvia

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo da UALG – Universidade do Algarve

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: