sexta-feira, 27 de março de 2009

CÂMARA DE LOULÉ PROMOVE CURSO DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

No âmbito do projecto “Loulé, Cidade Educadora”, a Câmara Municipal de Loulé irá promover um curso de agricultura biológica destinado a quem possua um pequeno quintal e que queira aprender como se faz uma horta, segundo os princípios da agricultura biológica. Esta iniciativa vai ter lugar nos dias 18 de Abril e 9 e 23 de Maio, das 9h30 às 13h30, no Centro Ambiental da Pena (primeira sessão) e outros locais a indicar. 



Com este curso os formandos ficarão habilitados a implementar técnicas de agricultura biológica na sua horta, fazer compostagem, preparar o terreno, utilizar a consociação e rotação de culturas.

Esta formação será coordenada por Ana Arsénio, da Associação In Loco, e terá um total de 12 horas, divididas em três módulos, com as seguintes matérias: Planear a Horta Biológica; Fertilização e Compostagem; Protecção das Plantas.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas para a Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Loulé, através do telefone 289 400 890 ou através do e-mail: dads@cm-loule.pt, até ao dia 9 de Abril. As inscrições são limitadas a 20 participantes.



Refira-se que esta iniciativa surge numa altura em que a agricultura biológica está a ganhar cada vez mais adeptos, não só pela qualidade dos produtos que cria mas também porque contribuiu significativamente para a preservação ambiental, nomeadamente em termos do aumento da biodiversidade, já que evita a poluição dos solos e das águas com a utilização de produtos químicos.

Fonte: Algarve Press

http://www.algarvepress.net/conteudo.php?menu=-1&cat=Regional&scat=Municipalismo&id=4557

http://calcadaodequarteira.blogspot.com/2009/03/agricultura-biologica-na-penha.html

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93144

http://www.cm-loule.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3652

Imagens:

http://www.lipor.pt/upload/Lipor/img/Relatórios.jpg - Fotografia de uma pá com terra e uma planta

http://www.cipra.org/competition-cc.alps/eteam/image2_medium - Fotografia de rapariga a comer um legume acabado de apanhar
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: