Será um projecto a concretizar em 10 anos, avança o Correio da Manhã.
Um desenho preliminar prevê uma linha da Pontinha até ao Estádio Algarve, com estações no Bom João, Penha, Alto Rodes, Estação CP, Montenegro, aeroporto e Gambelas.
É um projecto previsto no PROTAL, não é portanto um projecto novo. A ser concretizado, é um projecto de carácter inter-municipal, e uma dimensão regional acarreta um importante desafio.
Futuras ligações a Loulé e a Olhão são hipótese no seu médio - prazo, “formatando” uma estrutura metropolitana.
Na escala “ampliada” pode resultar com mais restrições automóvel. Na Baixa de Faro a área pedonal é actualmente bastante satisfatória. Em zona predominantemente comercial e nas conexões com o Parque de São Francisco, Pontinha e Doca.
Outro importante processo pode ser o reordenar da linha ferroviária e a ruptura criada com as margens da Ria Formosa.
Fontes: Conexão - Gestão de Centros Urbanos
http://dalpestana.wordpress.com/2008/12/11/faro-metro-de-superficie/
Imagens:
http://dalpestana.wordpress.com/2008/12/11/faro-metro-de-superficie/ - Fotografia do metro de superfície
http://dalpestana.wordpress.com/2008/12/11/faro-metro-de-superficie/ - Fotografia da baixa de Faro, no Algarve
.
Pedro Abrantes (NAMB)
Sem comentários:
Enviar um comentário