terça-feira, 10 de março de 2009

Um rali ambiental no Algarve

O Rali de Portugal regressa ao Algarve e Baixo Alentejo e desta vez está inserido no WRC. Ambiente e segurança são pontos prioritários. 


O Vodafone Rali de Portugal - na estrada entre os dias 2 e 5 de Abril - será a quarta etapa do WRC (World Rally Championship), depois de Irlanda, Noruega e Chipre, e será a que tem mais equipas inscritas: 74 formações de 28 países dos cinco continentes.

Para além do WRC, esta prova será pontuável para mais três campeonatos do mundo: Produção; Júnior e Troféu Internacional Ford Fiesta.


Ao todo serão três etapas entre o Algarve e Baixo Alentejo, com um percurso total de cerca de 1165 quilómetros. 

A preocupação com o ambiente vai ser uma prioridade para este ano e o ACP (Automóvel Clube de Portugal) decidiu contratar um comissário do ambiente pela primeira vez: “O ambiente é uma grande preocupação nossa e para além do comissário do ambiente, vamos ter diversos recipientes para o lixo nas zonas espectáculo e as fitas delineadoras vão ter um tempo de vida 100 vezes inferior às normais. No dia seguinte às provas uma equipa profissional de limpeza, contratada pelo ACP, vai limpar a zona”, explicou Carlos Barbosa, presidente do ACP, na apresentação da prova no Algarve, que teve lugar esta manhã em Loulé. 


Um dos factores a ter em conta é a segurança, algo que o último rali no Algarve a contar para o WRC, em 2007, ficou marcado pela negativa, quando Armindo Araújo, no shakedown da prova, atropelou um fotógrafo que estava numa zona interdita.

“Estamos no bom caminho para deixarmos de ser um rali rotativo para o WRC e as questões de segurança são fatais para que isso aconteça, por isso peço a todos que sigam as instruções dos 'marshalls' da prova e que se dirijam para as zonas espectáculo”, disse Pedro Almeida, director de prova, salientado que vão construir mais de 600 metros de 'rails'.


Pedro Almeida desvendou ainda que o trajecto foi aprovado pela FIA com o selo de qualidade do observador finlandês Simo Lampinen, um antigo piloto de ralis, que, no relatório final, apontou que “80 por cento dos troços são excelentes”.

Destaque ainda para a presença do presidente da FIA Max Mosley, que, segundo Carlos Barbosa, vem ao Algarve pela primeira vez assistir a um rali.


Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27997

Imagens:

http://www.parquecidades-eim.pt/imagens-publicas/wrc-2009.jpg - Poster do Rally de Portugal 2009 a decorrer no Algarve

http://www.crspics.com/2007/tarmac07/donegalint07/07-12CRS10743.jpg - Fotografia do Citroën C4 a dar um salto

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27870 – Fotografia de pista de Rali no estádio do Algarve

http://www.webrun.com.br/multimidia/fotos/foto_10439_2007-06-05_grande.jpg - Fotografia de uma equipa de limpeza

http://www.ewrc-media.com/images/2007/wrc/pt/mf_a_22_flodin_1.jpg - Fotografia de Subaru Impreza a dar um salto
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: