quarta-feira, 25 de março de 2009

Vilamoura vai ter bicicletas de uso partilhado

Sistema tem em vista uma menor poluição e uma melhoria da qualidade de vida



Tal como as cidades de Paris, Saragoça, Barcelona, Sevilha e Lyon, também Vilamoura se prepara para adoptar um sistema de bicicletas de uso partilhado, já no próximo mês de Agosto, com viagens de 30 minutos, disponíveis 24 horas por dia. 



O sistema vai ser implementado pela Inframoura, E.M. Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, que pretende aliar uma menor poluição a um maior exercício físico e, consequentemente a uma melhoria da qualidade de vida. 

Para aderir basta comprar um cartão, que custa entre 25 e 30 euros por ano, passar numa das 20 estações que Vilamoura vai ter disponíveis, retirar uma bicicleta e seguir até ao seu destino. Uma vez terminada a tarefa, basta ir a uma estação, levantar outra bicicleta e continuar a viagem. 



A ligação a um sistema informático e um chip permitem saber onde estão as «duas rodas» que estão munidas de um sistema anti-vandalismo já que cada unidade tem várias peças únicas e uma manutenção permanente. Qualquer incidente, por exemplo um furo, é reparado na hora, enquanto o utilizador segue viagem numa outra bicicleta. 

Se por acaso uma estação tiver menos de cinco unidades disponíveis, uma carrinha de transportes encarrega-se de repor as bicicletas necessárias à circulação. 



A Inframoura lançou o primeiro concurso público em Portugal para que a instalação e manutenção do serviço de bicicletas partilhadas seja uma contrapartida pela exploração de espaços publicitários no domínio público de Vilamoura.

Fontes: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=92656

Imagens:

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=92656 – Fotografia do sistema de bicicletas de uso partilhado em Barcelona

http://www.brandsoftheworld.com/download/brand/49646.html - Logótipo de Vilamoura

http://images.marinas.com/med_res_id/82126 - Fotografia aérea da zona da Marina de Vilamoura

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8lNSIzfj6RP2ESmiBHJPJ1NLQ4Pg9Rfr3ItYFxtNrv-rxc1ZT7uQoKInqqBC9WVZZKRP9c-T-wKd7-hjlwBIls6iu3GGgqI7VH0ofiIlrPwmGx-6GxMq9Sp1ExqEyNvr-ocTWngbgfwY/s200/inframoura.jpg - Logótipo da Inframoura – Empresa de Infraestruturas de Vilamoura
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: