Durante um ano, já a partir de Abril, os pescadores da ilha da Culatra, Faro, vão poder capturar a língua, um peixe semelhante ao linguado que se desenvolve na zona costeira adjacente à Ria Formosa, e que tem elevado valor comercial.
Trata-se de uma experiência piloto já autorizada pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura, e que resulta de uma parceria entre o município de Faro e o IPIMAR com vista a realizar um estudo para avaliar a possibilidade de licenciamento desta pescaria.
Durante o período experimental as redes com malhagens específicas para a captura deste tipo de peixe serão financiadas pela Câmara de Faro. Os pescadores que aderirem a este projecto assumem as embarcações, a montagem das redes e os custos com o combustível, ficando em compensação com o resultado da faina.
Os trabalhos vão ser coordenados pelo IPIMAR e permitirão verificar da viabilidade da emissão de licenças de pesca para a captura de línguas, possibilitando desta forma a diversificação das fontes de rendimento daquela comunidade piscatória.
Fonte: Região Sul
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93202
Imagens:
http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/animais/na_linguado.jpg - Imagem de um Linguado
http://farm3.static.flickr.com/2254/2312781090_aab5aa547d.jpg?v=0 – Fotografias da Ilha da Culatra no Algarve
http://ultimahora.publico.clix.pt/imagens.aspx/233128?tp=UH&db=IMAGENS&w=320 – Fotografia do barco de Investigação do IPIMAR
.
Pedro Abrantes (NAMB)
Sem comentários:
Enviar um comentário