quarta-feira, 27 de maio de 2009

Associações e partidos pela defesa do Pontal

A associação ambientalista Almargem, o Bloco de Esquerda de Faro, e a Liga de Protecção da Natureza (LPN) relançam o Movimento pela Defesa do Pontal (MDP). Querem salvaguardar o espaço da ameaça permanente de que está a ser alvo, dizem.



As três entidades criticam os PIN – Projectos de Interesse Nacional que facilitam a implantação de projectos turísticos imobiliários mesmo em zonas protegidas. E relançam o MDP “para discutir e criar no Pontal um espaço digno para usufruto e educação ambiental”.

A plataforma objectiva defender o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e considera que a melhor maneira “é pela via de propostas concretas que representem benefício para as populações da região, especialmente de Faro e Loulé”.



Estão neste momento já preparadas várias actividades, a começar dia 20 de Junho, sábado, com uma visita/caminhada no parque, aberta a todas as pessoas e organizações, com inicio às 9:30 horas num ponto a determinar brevemente.

Segundo a plataforma, nesta ocasião será lançado “um abaixo-assinado apelando à defesa do PNRF e exigindo a sua utilização pelas populações, nomeadamente a recuperação do espaço natural do Pontal”. Recolhidas as assinaturas, o documento será entregue nas Câmaras Municipais de Faro e Loulé.



Na quarta-feira dia 24 de Junho tem lugar uma mesa redonda para debater o projecto e outras alternativas para o Parque. O evento acontece na Universidade do Algarve às 18:00 horas em sala ainda a determinar.

Outra discussão sobre o assunto ocorre depois, dia 27, no Pátio das Letras em Faro a partir das 21:30 horas.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=94780

Imagens:

http://www.viladecabecao.org/xkudos_cabecao/Xkudos/New_articles/LIBRARY/Users/jjferreira/Pinhal/P1010017.jpg - Fotografia de um caminho por dentro de um pinhal

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtDNR7oClj8ijpuOuY68dyY7_Oor0E7SW2x23dNBZYUbc7xU6L_Tyf_Dl_Rx893hnOyOfBFA9I2NyBwBDznnQ00hN54Ja0lMQ5Ufc-Ijj5LiF7-SCzZujyN1sd-a6Ty_f7iwNqzSx0giKc/s400/pinhal.jpg - Fotografia de Satélite de um pinhal junto ao mar

http://www.booking.com/images/hotel/org/663/663677.jpg - Fotografia do Pontal

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: