terça-feira, 26 de maio de 2009

Encontro Desportivo/Científico de Canoagem num ambiente intermareal na Ria Formosa

No âmbito das Comemorações dos Oceanos (Iniciativa UAlg/Namb) realizam-se duas actividades de campo com o objectivo de conciliar uma actividade lúdica de canoagem, com uma actividade científica alusiva ao estudo da hidrodinâmica e do transporte de sedimentos no delta de enchente da barra de São Luís, sob a orientação do docente Duarte Duarte.



Objectivos específicos: 
a) Identificar e medir in situ vários tipos de estruturas sedimentares, e estimar condições hidrodinâmicas locais;
b) Identificar a camada remobilizada de sedimento e avaliar qualitativamente a assimetria da maré;
c) enquadrar o delta de enchente da Barra de São Luís no contexto hidrodinâmico do sistema de ilhas barreira da Ria Formosa.


Esta actividade terá lugar na manhã do dia 27 de Maio de 2009, com início às 9 horas no Centro Náutico da Praia de Faro, e são destinadas preferencialmente aos estudantes da Universidade do Algarve. O trajecto entre o Centro Náutico e o local de estudo será feito em caiaque, a favor da corrente de vazante para a ida, e da corrente de enchente para a vinda.


Os interessados em participar numa destas actividades de campo/canoagem, deverão previamente junto do Centro Náutico da Praia de Faro (telef. 289819348), marcar uma aula de formação em canoagem que será gratuita. Terá a duração de 1 hora e terá lugar de 2ª a 6ª feira, às 10 horas e/ou às 14h30m. Nesta aula serão ministrados conhecimentos básicos de canoagem e de segurança, e é feita a inscrição no Centro Náutico que possibilita também para o futuro a prática gratuita da canoagem. Para a aula de formação de canoagem, os interessados deverão levar uma fotocópia do Bilhete de Identidade (ou do Passaporte) e preencher a ficha de inscrição (que será facultada na Secretaria da FCMA).

Só depois de ter um Número de Utente do Centro Náutico (fornecido após a aula de formação) será possível proceder à inscrição na secretaria da FCMA - Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (contactar a Dona Sandra Cândido).

Apenas são aceites 20 inscrições nesta actividade de campo/canoagem.


Ajuda na divulgação desta iniciativa.

Fonte: NAMB – Núcleo de Ambiente da UAlg

http://namb-ualg.blogspot.com/

Imagens:

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Cartaz do passeio de canoa do dia 27 de Maio de 2009

http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/menu_municipe/servicos_municipais/desporto/gestao_espacos_infra-estruturas/02-Centro+Náutico.htm - Logótipo do Centro Náutico da Praia de Faro

http://www.smartbox.com/coffret2008/portugal/302/PT_008387003_FWC.jpg - Fotografia de um casal a andar de caiaque

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo do NAMB – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: