sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mendes Bota mostra-se favorável a centrais de dessalinização

O presidente do PSD-Algarve, Mendes Bota, defendeu na semana passada, durante o Fórum “Portugal de Verdade”, organizado pelo PSD, a possibilidade de construção de centrais de dessalinização.



O nono debate organizado pelos sociais-democratas, cujo ciclo tem passado por todo o país, versou temas ambientais e juntou cerca de três centenas de pessoas no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro. 

Na sequência de um comentário de um dos prelectores, o ex-secretário de Estado do Ambiente, Poças Martins, que se manifestou anti-dessalinização, secundado pelo presidente do GEOTA, Joanaz de Melo, Mendes Bota pediu a palavra para elogiar esse método de aproveitamento de água salgada. 

Para Poças Martins, a dessalinização “não faz sentido” por ser “cara e de grande consumo energético” e porque existem no Algarve “bons recursos”, designadamente lençóis freáticos e barragens. 

Mendes Bota tinha visitado horas antes, com a comitiva de dirigentes nacionais, uma estação que serve vários hotéis do Grupo Pestana na região e reclamou a possibilidade de serem construídas centrais de dessalinização no Algarve, para combater a “dependência da empresa Águas do Algarve”. 



“Só em Espanha já existem mais de 800 dessalinizadoras de pequeno ou médio porte”, lembrou. 

As energias renováveis, a energia nuclear, os transportes e o ordenamento do território e a atitude das empresas em relação ao ambiente foram vários dos temas abordados no debate, no qual também participou o empresário Gilberto Jordan. 

A líder do partido, Manuela Ferreira Leite, veio até ao Algarve para ouvir os especialistas, moderados pelo ex-presidente do PSD, Marques Mendes, mas não falou. 



O encerramento da sessão ficou assim a cargo do «vice» José Pedro Aguiar-Branco, que elogiou a «casa cheia»: “Aqui estamos a discutir, mesmo com ideias opostas, porque no PSD não há clima de medo, pensamentos únicos ou receio de dizer o que vai na alma.”

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=94426

Imagens:

http://w1.siemens.com/innovation/pool/en/publikationen/publications_pof/pof_fall_2005/corporate_technology/power_engineering/pof104art01shang1_1327209.jpg - Fotografia de uma Central de dessalinização

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPHlo50koPYO6c5pUM8ORlr597B5TKgJEPB0viyUq1nEORzRVWhu_-U6Qy9DiAkysfuY6nMXI2Zsx_eTi9oei9em_vqQzukKyOMucn9Lu_pd-hu29uMPqo7nuM0et-FZhzu2wgAhUqLG0/s400/M+Bota_2.JPG – Fotografia do Político Mendes Bota do PSD – Partido Social Democrata

http://www.thewe.cc/thewe_/images_5/_/environment/peru_desalinization.jpg - Fotografia de tubos de transporte de água salgada para a transformar em água doce

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: