Estou francamente abismado com a avalanche de obras e realizações diversas que este Governo, a actual Gestão Autárquica e a Oposição anunciam para os próximos 4 (quatro) anos para o Concelho de Faro onde resido há 30 anos e tão pouco se tem feito ao longo desse tempo.
Claro que anunciar o que se pretende realizar com a apresentação de estudos e projectos bem fundamentados já é meritório, mas isso é bem mais fácil que implementá-los.
Este rol de futuras realizações vai comprometer quem em novo mandato vier a liderar a CMF pois ainda que mudando-lhe o nome e o conteúdo não pode ignorar o quanto está por fazer.
Mas sejamos crédulos nas boas intenções de quem manteve armazenadas até agora no “congelador”, (devido aos necessários estudos, projectos e obtenção de meios de financiamento), tantas realizações agora prometidas e que, ao aproximarem-se 3 actos eleitorais, vão “derreter-se” e formar a “onda gigante” que só na capital do Algarve vai lançar:
- requalificação da Frente Ribeirinha, das Ilhas Barreira e a Valorização da Ria Formosa.
- melhoramento dos acessos a Faro com a conclusão da 2.ª Fase da Variante Norte e a futura ligação da Via do Infante a Faro prevista até ao final de 2010.
- aumento do nº de creches (mais 421 lugares), jardins-de-infância, escolas, centros de dia, lares de idosos.
- construção das Escolas EB1 na Lejana, Estói e Gambelas.
- remodelação /ampliação/requalificação das EB1 de Vale Carneiros, Bordeira, Medronhal, Alto de Rodes.
- criação de nova marina, zonas verdes, ciclovias e parques de estacionamento.
- revisão do PDM, com planos de pormenor e de urbanização para acabar com os “remendos” e definir novos pólos de expansão da Cidade.
- abastecimento de água e rede esgotos que diversas freguesias estão à espera.
- ampliação do Museu Municipal e criação do Museu de Arte Contemporânea.
- desenvolvimento do complexo desportivo.
- Programa Polis a financiar: o reforço do cordão dunar nas Ilhas Barreira, a dragagem e abertura de canais de navegação; no Parque Ribeirinho vão ser gastos 3,5 milhões de Euros; na Praia de Faro com o novo parque de estacionamento, a estrada e nova ponte serão gastos 3,4 milhões de Euros; nos Núcleos da Culatra e do Farol 2,4 milhões de euros; no Parque Ambiental Ludo/Pontal 1,5 milhões de euros.
- a conclusão da Variante Norte a Faro.
- A Variante Norte a Faro, quando concluída será complementada no futuro com a 3.ª Circular.
- a requalificação das entradas na cidade de Faro.
- o Hospital Central do Algarve no Parque das Cidades (Faro/Loulé).
- as obras do projecto de desenvolvimento do Aeroporto de Faro.
- o Metro de superfície.
- a criação de uma Polícia Municipal.
- Etc.
Bom, teremos para os próximos anos esta “onda gigante” de obras a realizar no município, se não se ficar pelas boas intenções e promessas eleitorais dos intervenientes no processo que, embora tendo vontade de fazer obra, com o provável agravamento da crise económica terão de voltar a meter muitas delas na “Câmara Frigorifica”.
Mas sejamos optimistas e esperemos que a capital do Algarve venha a obter a criação de valor que a torne digna desse estatuto.
Em contrapartida teremos o agravamento da dívida do município já significativa, actualmente discute-se se são 60 ou 80 milhões de euros, o que nos poderá afogar nestes tempos de “vacas magras” que se avizinham pois, segundo os analistas, a crise social e económica ainda não “bateu no fundo”.
E aí não se espere que o “Terreiro do Paço” prescinda das grandes obras previstas para o próximo decénio, nomeadamente o Novo Aeroporto de Lisboa, a ligação Lisboa/Porto/Madrid em Alta Velocidade, a Nova Travessia do Tejo, etc., e nos venha dar uma “mãozinha” assumindo muitos dos encargos com as obras anunciadas.
Carlos Carames (Engenheiro no IST)
Fonte: Região Sul
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=94480
Imagens:
http://farm1.static.flickr.com/128/405790364_2b03a6000d.jpg - Fotografia de vários quarteirões em construção
http://www.ecoflorestal.com/under-construction.jpg - Cartoon alusivo à construção
http://www.ims.com.tr/UserFiles/image/construction_management.jpg - Fotografia de um Engenheiro de Obra com plantas nas mãos
http://i240.photobucket.com/albums/ff19/alyssabc_photo/construction8.jpg - Fotografia de 4 trabalhadores
Pedro Abrantes (NAMB)
Sem comentários:
Enviar um comentário