terça-feira, 15 de setembro de 2009

Teatro das Figuras recebe seminário sobre uso eficiente da água no sector residencial

No seguimento do projecto Eco-Casa-Água, que teve início em 2007 e que tem como premissa o uso eficiente da água, está agendado para o próximo dia 12 de Outubro, no Teatro Municipal de Faro, em Faro, um seminário referente ao tema “Uso Eficiente da Água no Sector Residencial”.


O Projecto Eco-Casa-Água, pioneiro em Portugal, resultou de uma parceria entre a Águas do Algarve e a Quercus, realizada no ano de 2007, tendo o mesmo compreendido o desenvolvimento de diversas actividades em vários concelhos algarvios, com o objectivo de sensibilizar os consumidores para a necessidade de utilizar a água de modo eficiente.


No âmbito deste programa piloto Eco-Famílias foram acompanhadas dez famílias residentes no Algarve durante o ano de 2008, por forma a obter informação relativa aos consumos registados nos diferentes usos domésticos, tendo-lhes sido instalado um equipamento de medição por telemetria. A metodologia utilizada permitiu avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de optimizar a utilização da água. 


O programa Eco-famílias teve assim como principal objectivo a sensibilização directa do consumidor para as questões relacionadas com o consumo de água no sector doméstico, actuando nas habitações através das famílias, pela racionalização dos seus consumos sobretudo através da mudança de comportamentos. 


Assim, no sentido de concluir da melhor forma o trabalho de informação e sensibilização realizado no âmbito do projecto Eco-Casa-Água, a Águas do Algarve e a Quercus apresentam este seminário sobre o “Uso Eficiente da Água no Sector Residencial”, no qual vão ser desenvolvidas as problemáticas do “Uso Eficiente da Água”, “Abastecimento de água e gestão da procura” e dos “Dispositivos de redução de consumo de Água”. 


Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos junto da Águas do Algarve através do email t.fernandes@aguasdoalgarve.pt ou da Quercus, em ecofamilias@quercus.pt


Ver programa em: http://www.ecocasa.org/userfiles/file/SeminarioAguaAlgarve_Quercus.pdf


Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=97933


Imagem:
http://i229.photobucket.com/albums/ee270/bitewing/Water-Heart1.gif - Imagem digital da água

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: