domingo, 4 de outubro de 2009

Ambiente do sul da Península Ibérica nos últimos 10 mil anos em estudo na UAlg

Mais de uma centena de especialistas portugueses e espanhóis vão estar reunidos esta semana na UAlg, entre 5 e 9 de Outubro, no âmbito do encontro VII REQUI ou Reunião do Quaternário Ibérico.

O tema central do evento será o futuro do ambiente da Península Ibérica inferido a partir do passado geológico recente, com enfoque especial para os últimos 10 mil anos do Quaternário, que começou há 1,6 milhões de anos.

O encontro é organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e decorrerá no anfiteatro Teresa Júdice Gamito, no Campus de Gambelas da UAlg, incluindo dois dias de saídas técnicas na região.

Na VII REQUI, vão estar em debate questões relacionadas com a história do clima da Terra e da Península, com uma atenção especial ao que se passa no Sul da região. “Será analisada a história recente da interacção entre o oceano e o continente, bem como as alterações do nível do mar, a evolução do clima reflectido na história da coberta vegetal do Sul da Península e ainda o condicionamento da ocupação humana do território pelos parâmetros climáticos” refere Tomasz Boski, geólogo, coordenador do CIMA e presidente da comissão organizadora da Reunião do Quaternário Ibérico.

Este ano, o CIMA aceitou o desafio colocado pela Asociación Española de Estúdios Cuaternários e pelo Grupo de Trabalho Português para o Estudo de Quaternário para organizar a VII REQUI no Algarve, uma reunião que conta com o apoio das câmaras municipais de Faro, Tavira e Lagos e cujos principais objectivos serão contribuir para o reforço dos laços existentes entre as duas comunidades científicas e para a merecida posição de destaque que as ciências do Quaternário assumem no momento presente.

Os interessados poderão encontrar mais informação sobre o VII REQUI disponível em www.cima.ualg.pt.

Sem comentários: