quinta-feira, 15 de outubro de 2009

REA 2007 - PORTUGAL

Viemos agradecer o facto da APA - Agência Portuguesa do Ambiente que faz parte do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, na pessoa do Director-Geral António Gonçalves Henriques nos ter enviado a versão impressa do REA 2007 - Relatório do Estado do Ambiente para Portugal no ano de 2007. Informo também que apenas existem 500 exemplares em Portugal deste documento em questão.

No Relatório do Estado do Ambiente (REA) de 2007 são evidentes progressos em alguns domínios, enquanto noutros se verifica uma evolução menos favorável, onde os efeitos já são evidentes ou são expectáveis num horizonte próximo, determinando que as medidas para assegurar a sustentabilidade têm de ser adoptadas no curto prazo. (in REA 2007, António Henriques)

No futuro será imperativo e inevitável continuar a conceber políticas, delinear estratégias, desenvolver planos e investir em soluções integradas, coerentes e de longo prazo e avaliar continuamente o desempenho das políticas, estratégias e planos. O QREN para o horizonte 2007-2013 é sem dúvida uma das ferramentas fundamentais para o reforço do paradigma da sustentabilidade. No entanto, o sucesso das políticas, estratégias, instrumentos de planeamento e projectos só será efectiva se for acompanhada de alterações nos comportamentos de cada indivíduo em particular, e das sociedades globalmente, o que passa, necessariamente, pela consciência individual e colectiva de uma cidadania ambiental. (in REA 2007, António Henriques)


Por forma a divulgar este e outros REA's de anos anteriores deixamos aqui os links para quem queira consultar os documentos referidos:

http://www.apambiente.pt/divulgacao/Publicacoes/REA/Documents/REA07_06out09.pdf

http://www.apambiente.pt/divulgacao/Publicacoes/REA/Paginas/REA.aspx

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: