sábado, 19 de dezembro de 2009

Mais de sete milhões de luzes brilham no Natal de Coimbra

Apesar do investimento ser menor, a iluminação natalícia, inaugurada ontem ao final da tarde, não perdeu encanto  

Faltavam 10 minutos para as 18h00 quando as luzes de Natal começaram a iluminar 55 espaços de Coimbra e 25 igrejas matrizes fora do perímetro urbano. A inauguração das 5.400.000 microlâmpadas e dos 1.800.000 LED’s teve o “dedo” de Carlos Encarnação, que, com as duas netas ao colo, ligou o interruptor na Praça 8 de Maio, mesmo à porta da Câmara que preside, possibilitando que, a partir de ontem, a noite da cidade ganhe brilho graças às cores alegres e festivas utilizadas.


Mas há mais. O Parque Verde, junto ao Convento de Santa Clara-a-Velha e à alameda ribeirinha da Praça da Canção, não “escapou” ao iluminar festivo, que, pelo segundo ano consecutivo, contempla as 25 igrejas matrizes de todas as freguesias do concelho de Coimbra. Sabedora que «a cidade não pode ser toda contemplada», a empresa municipal Turismo de Coimbra tenta, «cada vez mais, optimizar a iluminação das ruas», razão pela qual procura «encontrar um equilíbrio».


Este ano, o projecto de iluminação, a cargo da empresa Teixeira e Couto, do grupo Pirotecnia, manteve a preocupação com a poupança no consumo de energia. A economia na ordem dos 70 por cento tem uma explicação: a maior aposta na utilização de LED’s. Além de proporcionar maior brilho e duração da iluminação, este projecto permite um baixo nível de consumo de energia e calor. É, por isso, um equipamento amigo do ambiente e de maior segurança para os cidadãos.


Para assinalar a inauguração das luzes de Natal, o Café Santa Cruz foi palco do concerto “Cordis & Convidados”. Com Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra portuguesa), Inês Santos e Nuno Silva (voz), Quiné (bateria/percussões), João Gentil (acordeão) e Luís Oliveira (contrabaixo) foram os convidados de um final de tarde que encheu o mítico espaço da Baixa de Coimbra.


Fonte: Diário de Coimbra

http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5080&Itemid=135

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: