quarta-feira, 24 de março de 2010

UAlg participa em projecto para detectar e gerir poluição marinha provocada por derrames de petróleo


Nos dias 25 e 26 de Março, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg) organiza, nas instalações do Instituto Superior de Engenharia (ISE), a próxima reunião de trabalho no âmbito do projecto de investigação europeu Argomarine.

Financiado pelo 7.º Programa-Quadro (FP7) o Argomarine está inserido na área temática transportes, tendo por meta desenvolver um sistema de detecção atempada e de gestão de crise para acidentes de derrame de petróleo no mar.

O consórcio internacional de entidades que participam no projecto europeu Argomarine inclui, além da UAlg, única participação portuguesa, instituições e universidades de Itália, Noruega, Reino Unido e Grécia.

"A equipa da UAlg tem por função desenvolver um modelo matemático para previsão hidrodinâmica e de dispersão de hidrocarbonetos para ser aplicado no local de teste do projecto, o Arquipélago Toscano, em Itália", enquadra Flávio Martins, docente no Instituto Superior de Engenharia (ISE) e investigador do CIMA que está a liderar a participação da UAlg no contexto do Argomarine.

Não só à escala nacional mas também em termos europeus, o Cabo de São Vicente é uma das zonas mais vulneráveis a acidentes em cenários de derramamento de hidrocarbonetos. «Perto da ponta de Sagres existem corredores de passagem marítimos que concentram, num espaço muito reduzido junto à costa, a quase totalidade dos navios originários do Mar Mediterrâneo e da costa de África com destino aos portos europeus», continua o investigador.

De acordo com dados de 2002 do Regional Marine Pollution Emergency Response Centre for the Mediterranean Sea, entre 360 a 370 milhões de toneladas de petróleo e produtos refinados são transportadas anualmente através do Mar Mediterrâneo.

Fonte: Região sul - http://www.regiao-sul.pt/

Sem comentários: