sábado, 1 de novembro de 2008

Barco mais rápido do Mundo é Ecológico

“Políticos na Europa Ocidental têm de estar preparados para se oporem à indústria do petróleo, e serem adeptos da indústria dos biocombustíveis para nos assegurarmos que a sua produção é sustentável.”



Dar a volta ao Mundo representa o pico das corridas de barcos motorizados, e mais de 24000 milhas náuticas torna-se na mais longa prova de corrida de velocidade.

Esta embarcação, que mais parece um caça a jacto, é o eco-barco Earthrace, que bateu o recorde de velocidade de volta ao mundo em 60 dias, 23 horas e 49 minutos. Catorze dias a menos que o recorde anterior. Isso confirma que ele é, actualmente, o barco mais rápido do mundo. O título de eco-barco deve-se ao facto dele ser movido a biodiesel e ter casco construído em fibra de maconha (cannabis sativa), além de outros materiais ecologicamente correctos. O evento todo foi monitorizado pela Federacion Territorial Motonáutica de La Comunidad Valenciana, além de uma equipa do Guiness Book.




Pete Bethune, tripulante da Nova Zelândia do Earthrace, acredita que o barco pode permitir avanços do biodiesel e viabilizá-lo como uma alternativa ao petróleo.

Este projecto sem fins lucrativos tem como objectivo chamar a atenção para o ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.


O barco está desenhado para cortar através das ondas em vez de navegar por cima delas o que permite ao barco maiores velocidades em mar aberto, quando comparado com embarcações convencionais.



Trata-se da primeira vez na história da humanidade que um oficial UIM (Union Internationale Motonautique – The International Powerboating Association), quebrou o recorde do Mundo de velocidade apenas através do uso de combustíveis renováveis.



Fontes: MiranteSul & Dailymail

Sem comentários: