domingo, 2 de novembro de 2008

Vila Vita Parc amigo do ambiente

O hotel Vila Vita Parc Resort & Spa é um dos candidatos ao "TUI Environmental Champion 2008". Práticas ambientais sustentáveis são o móbil do prémio.


O Vila Vita Parc Resort & Spa, em Armação de Pera, foi nomeado para o prémio "TUI Environmental Champion 2008" devido às boas práticas ambientais adoptadas.

Separação do lixo, redutores de caudal nas torneiras, recolha de óleos alimentares usados, de lâmpadas fluorescentes e de baterias são algumas das atitudes que este resort perfilha com o objectivo de preservar o ambiente envolvente.


“Por exemplo, a rega é feita com águas recicladas e é computorizada com recurso a sensores. O que acontece é que se a terra estiver molhada ou houver humidade o sistema de rega não dispara automaticamente, o que nos permite uma maior poupança de água”, refere João Máximo, Sales & Marketing Manager do Vila Vita Parc, ao Observatório do Algarve.

A desinfecção dos jardins é feita por uma empresa certificada e com recurso a produtos “o menos tóxicos possível” e os produtos químicos são “biodegradáveis e não poluentes de modo a não prejudicar a natureza”, acrescenta o responsável.


Os painéis solares serão brevemente substituídos por uns que são 20 por cento mais eficientes na obtenção de energia e os equipamentos eléctricos também são amigos do ambiente.

A todas estas atitudes que têm como finalidade cuidar do ambiente alia-se ainda a preocupação de dar os melhores produtos aos clientes do resort: “Damos prioridade a todo o tipo de produtos regionais e orgânicos”, esclarece João Máximo.

Neste "projecto", os próprios clientes são parte integrante do processo: “Nós informamos os nossos clientes das campanhas de poupança e preservação do meio ambiente que fazemos e incentivamo-los a fazer o mesmo. Por exemplo, incitamo-los a apagar as luzes e desligar a água quando não for necessário. Sensibilizamos o cliente para que ele seja um agente activo na poupança de energia”, elucida o responsável.

Esta nomeação resulta, segundo o responsável, “do reconhecimento pelo esforço empreendido na poupança de energia e de uma atitude pró-activa em relação à natureza”.



João Máximo reconhece ainda que será duro vencer pois “há um grande conjunto de unidades hoteleiras nomeadas e que também manifestam atitudes de grande preocupação com o ambiente”.

Todavia, mesmo que o Vila Vita Parc não saia vencedor desta nomeação o objectivo é continuar a investir nas campanhas de poupança.

A nomeação resultou de uma auditoria efectuada pelo operador turístico TUI e das respostas obtidas através de um inquérito aos hóspedes. Os concorrentes ao prémio representam resorts e unidades hoteleiras de 22 países.

Fonte: Observatório do Algarve

URL: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=25439
.
Pedro Abrantes (NAMB)


Sem comentários: