quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ecovia do Algarve: autarquias podem perder fundos comunitários por atrasos na obra

A "Ecovia do Litoral", que ligará Sagres a Vila Real de Santo António numa extensão de 214 quilómetros cicláveis, está em risco de perder financiamentos comunitários se as autarquias envolvidas não terminarem as obras até final deste ano.


Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Faro e Olhão são as autarquias que ainda não terminaram as obras de ligação da via ecológica. “Está a ser uma corrida contra o tempo”, disse à Lusa um dos responsáveis do projecto.


Se a ligação não for feita até fim de 2008 as seis autarquias perdem o acesso ao financiamento da União Europeia e terão de pagar com verbas próprias ou esperar pelo próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para se tornarem a candidatar, o que atrasará ainda mais um projecto que já esteve para ser inaugurado em Novembro de 2007.

Casos complicados

Em Portimão a obra ainda não foi adjudicada, disse à Lusa fonte da Área Metropolitana do Algarve (AMAL), entidade que coordena o projecto "Ecovia". Em Lagos, o empreiteiro da obra está com dificuldades financeiras. Em Faro, cuja ligação é com Olhão, os terrenos a usar são propriedade privada.



Datas ultrapassadas

O lançamento da primeira-pedra da Ecovia do Litoral teve lugar em Sagres na presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, em Março de 2006. Logo na altura a inauguração da obra foi anunciada para 12 meses mais tarde - Março de 2007. Durante o processo a data passou para Novembro de 2007. Em Fevereiro de 2008 a infra-estrutura só estava terminada em dois dos 12 concelhos por onde passa, nomeadamente, Tavira e Lagoa.

Fonte: Região Sul

URL: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=89743

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: