Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Faro e Olhão são as autarquias que ainda não terminaram as obras de ligação da via ecológica. “Está a ser uma corrida contra o tempo”, disse à Lusa um dos responsáveis do projecto.
Se a ligação não for feita até fim de 2008 as seis autarquias perdem o acesso ao financiamento da União Europeia e terão de pagar com verbas próprias ou esperar pelo próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para se tornarem a candidatar, o que atrasará ainda mais um projecto que já esteve para ser inaugurado em Novembro de 2007.
Casos complicados
Em Portimão a obra ainda não foi adjudicada, disse à Lusa fonte da Área Metropolitana do Algarve (AMAL), entidade que coordena o projecto "Ecovia". Em Lagos, o empreiteiro da obra está com dificuldades financeiras. Em Faro, cuja ligação é com Olhão, os terrenos a usar são propriedade privada.
Datas ultrapassadas
O lançamento da primeira-pedra da Ecovia do Litoral teve lugar em Sagres na presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, em Março de 2006. Logo na altura a inauguração da obra foi anunciada para 12 meses mais tarde - Março de 2007. Durante o processo a data passou para Novembro de 2007. Em Fevereiro de 2008 a infra-estrutura só estava terminada em dois dos 12 concelhos por onde passa, nomeadamente, Tavira e Lagoa.
Fonte: Região Sul
URL: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=89743
Sem comentários:
Enviar um comentário