segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Central Solar de Tavira tem parceiro regional

O Projecto Tavira Step, prevê a construção de uma central térmica para produção de electricidade e vai ser desenvolvido por um consórcio internacional de empresas das quais se destaca um parceiro regional, a Rolear S.A.
A Rolear, a Solar Thermal Electricity Portugal - Step composta pelas empresas Enerpura e Meci e a empresa australiana Shp-Solar Heat and Power, que terão a colaboração da Câmara de Tavira e da Universidade do Algarve, bem como do Departamento de Energias Renováveis do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), vão construir a primeira central solar térmica no Algarve.

De acordo com Manuel Collares Pereira o coordenador do projecto, da empresa Ao Sol, detida a 100% pela Enerpura, a EDP já manifestou interesse e poderá ser mais um dos parceiros, através da sua participada Enernova.



Prevê-se que a central entre em funcionamento em Janeiro de 2008, e a sua construção representa um investimento de cerca de 18 milhões de euros.

A tecnologia a implementar na central algarvia, abre a possibilidade de se produzir, no futuro, energia eléctrica com o recurso à energia solar, com valores semelhantes aos da energia eólica.

Trata-se de um sistema que recorre à tecnologia CLFR através da produção de vapor em colectores solares concentradores, de concepção inovadora, injectado numa turbina, como se se tratasse de uma central térmica convencional de produção de energia.


A central terá uma potência de pico de 6,5 megawatts e uma potência nominal de 5,4 megawatts, e produzirá "energia eléctrica muito mais barata do que a produzida nas centrais solares fotovoltaicas, uma vez que o investimento é menor e obtém-se mais electricidade por hora", adianta Collares Pereira.

Deste modo, a energia produzida na central de Tavira custará cerca de metade da produzida pelas centrais solares fotovoltaicas" acrescentou o investigador e coordenador do projecto STEP Tavira. O projecto terá também o apoio do Governo, neste caso devido ao impulso que representa na área das energias renováveis.


“Portugal ficará uma situação de pioneirismo, mesmo em comparação com as várias iniciativas nesta área que estão em curso em Espanha, país na linha da frente a nível mundial neste tema do solar térmico, ao trazermos para o país uma excelente tecnologia, com possibilidades de evolução que ficará ao alcance de instituições e empresas portuguesas”, sublinha Collares Pereira.

Em acréscimo, a central criará também um número significativo de postos de trabalho, já que todo o fabrico dos colectores será, desde já, realizado no país.

Texto de Conceição Branco

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=6433

Imagens:

http://www.crunchbase.com/assets/images/original/0000/6367/6367v1.png - Esquema de funcionamento da Central Solar Térmica com tecnologia CLFR

http://www.ngw.nl/int/por/t/images/tavira.gif - Brazão/Símbolo da Câmara Municipal de Tavira
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: