quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Novo empreendimento origina abate "criminoso" de pinheiros

A Almargem denunciou o abate de centenas de pinheiros numa das maiores manchas verdes do litoral do Sotavento, operação integrada na construção do empreendimento Verdelago.


Em comunicado, a associação ambientalista algarvia diz que do "crime" apenas restaram alguns sobreiros na área do Pinhal do Gancho, entre Altura e a Praia Verde (Castro Marim), onde está a ser erguido o complexo Verdelago.

Ao abrigo do projecto, já aprovado e que obteve a certificação de Potencial Interesse Nacional (PIN), nascerão um hotel, vários aldeamentos e dois campos de golfe, o que representa mais de duas mil novas camas.



A este complexo, situado na faixa litoral de Castro Marim, somam-se pelo menos outros quatro, alguns ainda não aprovados e outros já em funcionamento, que poderão vir a duplicar o número de habitantes da vila sede do concelho.

Ao todo, os empreendimentos Verdelago, Almada d'Ouro, Corte Velho, Castro Marim Golfe e Quinta do Vale, representam cerca de dez mil camas e um investimento total de mil milhões de euros.

Actualmente com cerca de mil habitantes - no concelho residiam 6.495 pessoas em 2006 -, a vila de Castro Marim pode ver a sua população duplicar nos próximos anos, com a entrada em funcionamento destes cinco complexos turísticos.


Para dar resposta às necessidades futuras, foram já aprovadas pela autarquia duas zonas de crescimento urbano, uma das quais a poente da vila, com um total de nove hectares, com 30 mil metros de área bruta de construção para 160 fogos.

O projecto Corte Velho, também declarado de Potencial Interesse Nacional (PIN) e chumbado em sede de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) em 2006, representa, com o seu hotel e aldeamentos, mais 2.300 camas para o concelho.

Inaugurado este ano e também certificado como PIN, o empreendimento Quinta do Vale, com hotel, campo de golfe e aldeamentos é outros dos projectos que promete "encher" Castro Marim de novos projectos.



Em curso no concelho está ainda o complexo Almada d'Ouro, que integra um hotel, aldeamentos e dois campos de golfe, num total de 2.800 novas camas e cuja construção tem sido muito criticada pelos ambientalistas.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26453

Imagens:

http://adminsc1.algarvedigital.pt/app/sotavento/uploads/Topos/banner_golfe.jpg - Banner sobre Golfe

http://www.cm-castromarim.pt/site/images/castromarim/gam/verdelago.jpg - Mapa da localização do futuro empreendimento Verdelago

http://www.enforce.pt/imagens/noticias/24_big.jpg - Logótipo do PIN – Projecto de Interesse Nacional

http://www.cm-castromarim.pt/site/images/castromarim/gam/corte%20velho.jpg – Mapa da Herdade Corte Velho

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: