domingo, 21 de dezembro de 2008

TAVIRA: Câmara ganha contra a Quercus

Tribunal deu razão à Câmara de Tavira no caso que envolve a construção alegadamente ilegal de um empreendimento numa área classificada.


Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Tavira Macário Correia disse ter recebido quinta-feira uma notificação do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Loulé a dar razão à autarquia.

De acordo com o líder da autarquia, a associação ambientalista quis "publicidade" ao desencadear uma "campanha" contra a autarquia, persistindo em acções judiciais "mal fundadas" e assentes em "inverdades".

O caso remonta a Agosto do ano passado, quando a Quercus criticou publicamente a Câmara Municipal de Tavira por permitir a construção do empreendimento "Palmeiras Resort", alegadamente em Reserva Agrícola Nacional (RAN).

A urbanização, cujas obras tinham começado meses antes, situa-se junto à Quinta das Oliveiras, Tavira, e prevê a implantação de 800 vivendas, num terreno que, segundo o presidente da autarquia, se inscreve numa área de perímetro urbano.


Macário Correia assegurou na altura à agência Lusa que o empreendimento estava licenciado e que a Câmara não tinha que embargar nada, porque estava tudo legal, o que a organização ambientalista contestou.

O líder da autarquia voltou hoje a reafirmar à Lusa que na Câmara de Tavira não se fazem licenciamentos "à toa" e que a autarquia "sabia o que estava a fazer" quando licenciou a obra.

Em Setembro do ano passado, a Quercus decidiu interpor uma providência cautelar junto do TAF de Loulé, o que acabou por levar à suspensão dos trabalhos durante seis meses, até Março de 2008.

O projecto, promovido por uma empresa espanhola, estende-se por uma área de mais de 70 mil metros quadrados e o autarca insiste que o solo está em perímetro urbano, o que é "fácil" de verificar na cartografia existente.



Macário Correia chegou mesmo a exigir um pedido de desculpas à Quercus, mas a organização considerou-o "uma forma de pressão inaceitável" sobre uma entidade que apenas pretende salvaguardar o ordenamento do território.

As obras foram retomadas em Março, depois do TAF de Loulé ter considerado que a obra está em área urbana, indeferindo o pedido de suspensão, sentença da qual a Quercus já recorreu, em Abril passado. O TAF de Loulé acabaria por dar razão à Câmara de Tavira, em notificação recebida quinta-feira pela autarquia, fazendo a Quercus perder a acção judicial.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26160

Imagens:

http://www.viaggiareliberi.it/PORTOGALLO/Tavira-mappa_dintorni.jpg - Mapa da cidade de Tavira

http://www.viva-algarve-portugal.com/prodimages/palmeiras%20resort%20tavira%20algarve%20portugal.jpg – Fotografia do Empreendimento Palmeiras Resort

http://pagina-um.blogspot.com/2008/08/ministra-da-justia-reafirma-luta-contra.html - Imagem alusiva à Justiça

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: