quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Algarve pioneiro em vigilância costeira

O Algarve será a primeira região do país a receber o Sistema Integrado de Vigilância da Costa. Combate ao tráfico de droga e à imigração ilegal são as prioridades.



O Sistema Integrado de Vigilância da Costa (SIVIC) será inaugurado no Algarve, até final de 2009. O combate ao tráfico de droga e à imigração ilegal são os principais objectivos do reforço da fiscalização costeira.

O Algarve foi escolhido para o lançamento do SIVIC por ser considerada a região do país de maior risco, onde ocorrem a maior parte das descargas de estupefacientes vindas do Norte de África. Segundo dados do relatório de 2007 da Polícia Judiciária, foram apreendidas mais de 22 toneladas de haxixe no Algarve, o que corresponde a 50 por cento do total nacional.

Vigilância desde VRSA até Sagres



A actual Brigada Fiscal da GNR será extinta dando a origem a duas novas unidades, uma das quais a Unidade de Controlo Costeiro que será a entidade responsável pela vigilância da costa algarvia.

O sistema irá ter “radares e câmaras de vigilância nocturna, em postos fixos e móveis”, adianta ao Correio da Manhã José Palhau, comandante do Grupo Fiscal de Évora e futuro responsável pelo destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, que irá vigiar a Costa Sul. A Costa Vicentina, até Burgau, ficará a cargo de Sines.



São cerca de 250 os militares que vão integrar o Destacamento de Olhão, distribuídos entre o rio Guadiana e Sagres, e a Acção Fiscal, a segunda unidade resultante da cisão da Brigada Fiscal, contará com “cerca de 60 homens na região”, adianta o responsável.

Actualmente existem quatro lanchas de patrulhamento mas para que o SIVIC possa funcionar na perfeição aguarda-se a aquisição de novas embarcações, com cerca de 30 metros, que tenham autonomia para navegar vários dias e sirvam de plataforma de vigilância do mar para terra.


Este sistema de vigilância possui uma importância vital na observação de baleias e golfinhos, e dotará as embarcações de diversas dimensões (desde pequenos barcos a cargueiros e petroleiros) com "olhos", que se poderão guiar e canalizar (através do rádio e de observadores) as embarcações de modo a diminuir as colisões entre elas e os seres vivos (principalmente baleias e golfinhos).

Permitirá também vigiar de perto os cargueiros e petroleiros que para pouparem combustível tentam encurtar caminho passando mais perto da costa (de uma forma ilegal), aumentando drasticamente o risco de ocorrência de acidentes, navios encalhados, derrames de petróleo, provocando a morte a milhões de seres que habitam os nossos ricos e complexos ecosistemas, e contaminando as nossas águas e areais durante dezenas de anos.


Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26644

Imagens:

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=801120 – Fotografia de agente armado com binóculos

http://www.fertimport.com.br/bnews3/images/multimidia/images/policia_ago2001.jpg - Imagem referente à polícia marítima, com caveira vermelha e boneco armado

http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ago2003/pag18_1.jpg - Fotografia da lancha rápida da Polícia Marítima Portuguesa

http://i33.photobucket.com/albums/d52/areamilitar/a_NAV/IraoMarinha_1.jpg - Fotografia de embarcações de intervenção aquática

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Pedro Abrantes (NAMB)

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