quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Faro: Requalificação da frente ribeirinha já tem primeiras "pistas"

Turismo e habitação previstos para a zona do Bom João


A criação de uma zona urbana, com espaço para núcleos habitacionais, comerciais e turísticos, é a proposta da Parque Expo para o bairro do Bom João, uma das áreas-chave do estudo para a requalificação da frente ribeirinha de Faro.

Afirmar a capital algarvia como “principal centro urbano e cosmopolita” da região é o objectivo estratégico do documento, ao apostar na criação de novas centralidades e de novas áreas verdes para dinamizar a face ribeirinha farense.

A apresentação pública do primeiro relatório do estudo realizou-se esta terça-feira, 3, num salão nobre da Câmara Municipal de Faro repleto de munícipes, que ouviram as prelecções dos técnicos da empresa e do presidente da autarquia, José Apolinário.

O documento incide sobre uma área de intervenção superior a 156 hectares e uma frente ribeirinha de 5,8 km, dividindo-se em duas áreas de acção: a poente, do parque ribeirinho ao centro histórico; e a nascente, até ao bairro do Bom João, incluindo, a sul, o cais comercial.

Dotar a cidade de uma “frente ribeirinha plena e vivida”, numa “lógica de complementaridade e sustentabilidade” entre os sistemas urbano e lagunar, é o principal eixo da proposta, no âmbito de um planeamento mais global.


“Já existe o Polis Ria Formosa, para o parque ribeirinho e as ilhas-barreira. Para a frente ribeirinha, em vez de iniciativas pontuais ou desgarradas, decidimos aceitar a mais-valia que é a Parque Expo para obter uma resposta estratégica”, sustentou José Apolinário.

Depois da análise à realidade local e planos existentes, o relatório preliminar aponta para uma estratégia funcional cuja base é a criação de duas novas centralidades urbanas (Bom João e zona da estação de comboios) e o reforço das centralidades existentes (teatro/zona comercial, baixa e centro histórico).

A criação de infra-estruturas náuticas e requalificação das actuais; a criação de áreas verdes; a reestruturação das acessibilidades viárias; a criação de um passeio pedonal ribeirinho e de atravessamentos pedonais são os outros pólos necessários para a “dinamização de uma nova vivência” da frente ribeirinha.

Centralidades

Para a zona industrial do Bom João, a Parque Expo indica uma área habitacional e de turismo, com comércio, serviços e equipamentos, e José Apolinário admite existir interesse de promotores privados, embora haja um obstáculo sério para ultrapassar: os depósitos de combustíveis.



A junção de uma marina ao cais comercial é outra das ideias avançadas pela empresa. A coordenadora do estudo, Ana Lopes, disse “ser possível conciliar” os dois equipamentos, lembrando o caso de Vigo, em Espanha.

A poente, os grandes vectores são a criação de um interface multimodal (comboio/autocarro/barcos) de qualidade e a requalificação dos armazéns devolutos e do espaço da estação de comboios.

Nesta fase preliminar, a autarquia decidiu abrir a discussão aos cidadãos. “Achámos importante abrir o estudo à população, pedindo comentários e contributos, que serão depois «mastigados» pela Parque Expo”, disse José Apolinário. O documento preliminar estará disponível no sítio online da autarquia.

Alguns dos munícipes que participaram na sessão de terça-feira colocaram ênfase na “barreira” que constitui a linha dos caminhos-de-ferro, mas o autarca deixou claro que a sua remoção não está, para já, em agenda, uma vez que pode ser aproveitada, a longo prazo, para um transporte ferroviário mais ligeiro.



Em meados de 2009, a Parque Expo terá de entregar um relatório final, que incluirá a apresentação de “soluções para a execução do projecto”, nomeadamente, de acordo com o administrador José Manuel Catarino, “a programação física e financeira” para algumas obras.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91690

Imagens:

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91690 – Mapa da zona ribeirinha de Faro, com algumas modificações

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91690 – Fotografia do Presidente José Apolinário numa reunião de Câmara

http://www.travel-images.com/faro.jpg - Logótipo com brasão da Cidade de Faro

http://www.univ-paris13.fr/CRIDAF/VilleCity/Faro/MapaFaroA.jpg - Imagem do mapa da zona ribeirinha da Cidade de Faro

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: