segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

LAGOS: Praia Dona Ana em risco

O principal acesso à praia de Dona Ana, em Lagos, sofreu uma derrocada. Região Hidrográfica do Algarve garante avançar com obras, no primeiro trimestre de 2009.



As escadas do principal acesso à praia Dona Ana, em Lagos, estão parcialmente destruídas em consequência do aluimento de parte da falésia que as suporta, agravado pelas chuvas do passado dia 23 de Outubro.

Na ocasião técnicos da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) estiveram no local e concluíram que “não havia perigo de colapso da estrutura, apesar de haver um troço daquela escada cuja utilização não é recomendada”, refere ao Observatório do Algarve fonte das relações públicas daquela entidade.



Segundo a publicação de Dezembro do jornal Correio de Lagos, aquela zona da praia está “sem qualquer manutenção digna de nota nas últimas décadas” e exemplifica: “As escadarias de sempre, de acesso à praia, começaram-se a desmoronar em vários locais do seu percurso. O primeiro patamar, a partir dos dois restaurantes que a estão a ladear, já cedeu na ala que se debruça sobre o mar. As fitas vermelhas e brancas que aí se encontram a delimitar o seu percurso, não são suficientes para afastar o perigo que cada transeunte acaba por enfrentar”.

A ARH tem previstas obras para aquela praia que incluem a “instalação de uma escada nova, em metal ou madeira”, revela a mesma fonte, num investimento inferior a 90 mil euros.

A intervenção vai ter lugar no primeiro trimestre de 2009, na mesma altura em que será realizado o enchimento do areal da Dona Ana.



“Uma vez que essa intervenção implica o fecho da utilização pública da praia, aproveitamos para fazer as duas obras”, explica. “A ideia é fazer as obras antes da época balnear”, acrescenta.

Quanto à perigosidade das escadas de acesso, a ARH responde que existe outro acesso alternativo, na zona norte da praia Dona Ana e que na altura da derrocada foi colocado um aviso junto à escadaria principal, a alertar para o risco de utilização.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.algarveobserver.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26605

Imagens:

http://farm2.static.flickr.com/1171/1258212910_eddcbe28ce.jpg - Fotografia da Praia da Dona Ana mostrando a falésia do lado direito

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1139155 – Fotografia de rapariga na praia, com óculos de Sol

http://farm3.static.flickr.com/2030/1622059737_70f9e73a19.jpg?v=0 – Fotografia da Praia da Falésia em Lagos com vista para o Mar

.
Pedro Abrantes (NAMB)

2 comentários:

Tartarugando disse...

Olá!

É com enorme satisfação que nós Alunos do 12º A, da Escola Portuguesa de Luanda nos propomos dar a conhecer o nosso blog:
http://tartarugando-na-epl.blogspot.com/

Este blog no Âmbito da disciplina de Área de Projecto foi criado com o objectivo colocar todas as informações úteis para a preservação das tartarugas marinhas em Angola.
Aceitamos todos os comentários, sugestões e críticas.

Agradecemos desde já todo o apoio prestado por ti.

Obrigado e até já.k

filmeskeuvi disse...

Que má noticia, gosto tanto dessa praia :(