segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mau Tempo: Barras do Sotavento fechadas

A autoridade marítima no Algarve encerrou à navegação as 3 barras do sotavento algarvio esta tarde Faro/Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, devido à forte ondulação causada pelo mau tempo. Veleiro encalhou em Ferragudo.



As condições meteorológicas levaram também ao condicionamento do acesso rodoviário à ilha de Faro a residentes, como o Observatório do Algarve já noticiara.

"Mandei encerrar as barras de Faro/Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Na bóia situada três milhas ao largo de Faro registaram-se ondas de sete metros. E está ainda condicionado o acesso à ilha de Faro, que só é permitido a residentes, por se recear o galgamento de água", disse à Agência Lusa o comandante da Zona Marítima do Sul, Reis Ágoas.



Veleiro encalhou em Ferragudo

A mesma fonte informou ainda que "um veleiro de 30 metros e mais de 100 toneladas de peso que estava encalhado" em Ferragudo, na zona de Portimão, já está de novo a navegar.

"O veleiro foi desencalhado numa operação complicada devido ao porte da embarcação, aproveitando a preia-mar das 18h30 horas", acrescentou.

O comandante da capitania de Portimão, Marques Pereira, precisou que a operação foi conseguida pela conjugação de três factores, a tensão dos cabos do rebocador engenheiro Luís da Fonseca e de uma das duas lanchas da polícia marítima, a ajuda dada pela propulsão dos motores do veleiro encalhado e a subida da maré.


"Com a conjugação desta factores foi possível desencalhar a embarcação, numa operação que se iniciou às 16h00 e terminou às 17h20", disse ainda Marques Pereira, acrescentando que "houve outras duas embarcações encalhadas, cujos proprietários estão a ser identificados, uma das quais já foi libertada e a outra continua no local".



O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro informou que, desde as 00h00 às 18h00, registaram-se na região "116 ocorrências, das quais 12 inundações, dois acidentes rodoviários, 26 quedas de estruturas, 74 quedas de árvores, sete delas provocaram danos em veículos, e dois deslizamentos de terras", mas garantiu que não há vítimas a lamentar".

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27384

Imagens:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,14566829-EX,00.jpg – Fotografia dum Cargueiro encalhado

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1120297 – Fotografia do céu tempestuoso, repleto de nuvens

http://img493.imageshack.us/img493/1346/meiossnbpc6te.jpg - Fotografia envolvendo vários meios de socorro

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1096751 – Fotografia do mau tempo, com palmeiras

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: