segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mau tempo: Praia de Faro fechada

GNR e Protecção Civil Municipal cortaram o trânsito na praia de Faro, “como medida de prevenção”. A preia-mar, entre as 18 e as 19 horas, é a altura mais crítica, com ventos de mais de 70km e ondas superiores a 6 metros.



O comandante dos Bombeiros Municipais de Faro, em declarações ao Observatório do Algarve no local, disse que “desde ontem que se procede à recolha das areias transportadas para a estrada pelo mar e vento que depois são repostas nos sítios mais sensíveis da ilha”.

Vitor Afonso assegura que o corte de trânsito é apenas “uma medida de prevenção” e reconhece que a preia-mar de hoje, entre as 18h00 e as 19h00, será o período mais crítico devido ao vento forte, com velocidade superior a 60km e ondas superiores a 6 metros.



Segundo a mesma fonte, até ao momento “não houve incidentes a registar” e os habitantes da ilha foram avisados para tomar precaução.

As máquinas municipais estão a trabalhar no lado nascente da ilha retirando a areia que se tem acumulado na estrada e que já tapa as jantes de carros estacionados para depois as repor na contra costa, em lugares onde o mar fez a praia quase desaparecer.

Segundo o vereador João Marques, detentor dos pelouros da praia de Faro, Segurança, Protecção Civil e Bombeiros, assim como do Ambiente, Mobilidade e Trânsito, que se encontrava a acompanhar os trabalhos, “desde sexta-feira que os diversos serviços autárquicos se encontram de prevenção”, para responder a situação e incidentes que o mau tempo possa provocar.

Na praia, encontram-se equipas do departamento de obras, trânsito, bombeiros e protecção civil, que desde as 10h00 de ontem tentam evitar o galgar do mar.



João Marques considera que, passada a maré cheia as operações de prevenção poderão cessar e que, cerca das 22h00 de hoje o trânsito poderá ser reaberto.

O vereador apela à calma dos habitantes, já que "estão tomadas todas as medidas para fazer face à situação".

Segundo elementos da protecção civil integrados nas equipas presentes, há cinco anos que não acontecia nada de semelhante na ilha.”Só em 2004 o mar subiu tanto”, asseguram.



Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27380

Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRjCacsLXUeBOKCQtzmeyAL_M_DxkA9I5hiVZtx-NFLds8gIW2Yehoo4GCVCha-H_UylgBmgEWojZfoS4Y7MNmvv1BV0bi2DXqpmsxOQCpyT-gbZ7YzoY38mnaroGULbaVVeZO9SKZ4Y4/s400/P4080458.jpg - Fotografia de ondulação forte, galgamento da estrada

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27380 – Fotografia do mau tempo na Praia de Faro, acumulação de areia na via pública

http://i6.photobucket.com/albums/y209/MiguelPC/Fotos/DSC_3544cpia.jpg - Fotografia de Forte ondulação a assolar o molhe

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=843417 – Fotografia do mar e de ramos partidos devido ao mau tempo

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: