quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Projecto Eco-Escolas – Parceria NAMB-ECO-LICEU Grupo A do 12º B da Escola Secundária João de Deus de Faro

No seguimento de uma notícia anterior…



O NAMB – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, foi recentemente contactado (por intermédio deste Blogue) por um grupo de estudantes do Grupo A do 12ºB da Escola Secundária João de Deus (ESJD) de Faro, bastante empreendedores que se inscreveu no Projecto Eco-Escolas a nível nacional estando a desenvolver um projecto que visa melhorar o desempenho Ambiental da ESJD.



De modo a levar este ambicioso projecto à avante, o Grupo A contactou várias entidades, empresas e organizações que se disponibilizaram a ajudar, nomeadamente a DECO, a QUERCUS, a ALGAR, a EDP, a Câmara Municipal de Faro, o Jornal Expresso, a Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores LDA, e o Namb. Entretanto aguarda-se resposta de inúmeras empresas, que ainda não responderam a este apelo.

Os estudantes da ESJD já contactaram várias entidades, entre elas a QUERCUS e ALGAR, tendo essas já contribuído com panfletos e cartazes que serão colocados e distribuídos em locais estratégicos no Liceu enquanto decorre a Semana Aberta da Biologia ou durante acontecimentos posteriores.



O contacto da DECO deveu-se à organização de uma série de seminários no Algarve (por exemplo em Loulé e na Ecoteca de Olhão) de sensibilização ambiental das famílias e população algarvia em geral a respeito da eficiência do consumo de água e energia maioritariamente. O prelector era o Eng.º João Sousa, e também estava envolvida nessa iniciativa a Eng.ª Patrícia Silvério. Propondo uma repetição destes Seminários, mas na ESJD. Deixando em aberto outras iniciativas, ideias, actividades e parcerias.



Deixo aqui o apelo para quem tiver novas ideias, propostas, parcerias, apoios ou qualquer maneira de ajudar estes alunos, não se faça rogado e entre em contacto connosco ou com o 12ºB, através dos contactos:

NAMB – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve: namb.ualg@gmail.com

Grupo de estudantes do 12ºB: projectoecoliceu@gmail.com

Lembra-te que todas as ideias e propostas são bem-vindas!
Trabalhamos juntos por um Ambiente melhor!



Escrito por Pedro Abrantes (elemento do Namb)

Imagens:

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo desenhado pelo grupo de estudantes do 12ºB da Escola secundária João de Deus em Faro, no âmbito do Projecto Eco-Escolas, para transformar esta Escola num Eco-Liceu

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo do NAMB – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve

http://www.ecocasa.org/index2.php - Logótipo da Quercus e da EcoCasa, Projecto EcoCasa da Quercus - Casa Virtual de Energia

http://www.siteafiliados.com/wp-content/deco-pt-logo2.gif - Logótipo da Deco Proteste

http://www.algar.com.pt/pt/ - Banner de publicidade e sensibilização da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A.

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: