terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Restaurantes "fazem" combustível

Campanha da AMI recolhe óleos usados. Restaurantes algarvios aderem... em massa. 

"Recolha os óleos alimentares que já não necessita, coloque-os dentro de uma garrafa de plástico e entregue-a num dos restaurantes aderentes". A mensagem não podia ser mais simples e faz parte da campanha da AMI (Assistência Médica Internacional) para diminuir a poluição do planeta, lutar contra a degradação ambiental e as alterações climáticas e contribuir para a independência energética do país.

As receitas angariadas com a valorização dos óleos alimentares resultam em donativos para auxiliar a AMI na luta contra a exclusão social, e o Algarve tem aderido em massa...à recolha de óleo. 

O snack-bar Ana Paula Pinto, em Faro, abraçou a iniciativa há cerca de dois anos. “É uma forma de ajudar o ambiente. O óleo que é consumido aqui é recolhido e depositado nuns bidões que nos trouxeram. A recolha é feita esporadicamente, mas eu quando tenho o bidão cheio ligo-lhes e eles vêm buscar. Os rapazes que cá vêm até se deslocam com biodiesel e tudo.” afirma Vítor Pinto, gerente do snack-bar.

Por enquanto, Vítor armazena apenas os óleos provenientes do seu estabelecimento, mas está disponível para aceitar a contribuição de todos os que queiram cooperar.

Também Ruben Rodrigues, proprietário do café Fiote (Faro) decidiu aderir à campanha no final de 2007.

Enviou uma carta a manifestar a vontade de contribuir, e posteriormente recebeu a visita de técnicos da empresa Resivalor. 

“Eles disseram que vinham cá de tempos a tempos para fazer a recolha mas nunca apareceram. Eu tenho ali um ou dois garrafões com óleo mas acho que os vou dar a um amigo que também faz recolha”, assegura o proprietário. 

José Martins Afonso, dono do snack-bar Afonso (Faro), diz que está interessado em aderir ao projecto, mas os bidões são muito grandes e não tem espaço suficiente para os receber. 

Ainda assim, encontrou uma alternativa: “Tenho um amigo que emprega os óleos usados num motor de tirar água e eu dou-lhe. Não os jogo pelos esgotos porque polui", declara.

A reutilização de óleos alimentares como combustível, para além de evitar a contaminação das águas residuais, contribui também para reduzir as emissões dos Gases de Efeito de Estufa (GEE). Transformados em biodiesel, os óleos fornecem uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis. 

Segundo a AMI, Portugal produz cerca de 120 milhões de litros de óleos alimentares por ano, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Um número que equivale a 0,5 por cento do total das importações anuais portuguesas de petróleo. 

Em Janeiro de 2007, o Governo estabeleceu uma meta que prevê a incorporação de 10 por cento de biocombustíveis, até 2010, como substitutos da gasolina e gasóleo. 

Se quiser aderir à recolha, pode ver a lista completa dos restaurantes aderentes aqui.

http://www.ami.org.pt/media/pdf/oleos_aderentes0608.pdf

Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=23875

Imagens:

http://www.goldstockbull.com/wp-content/uploads/biodiesel.gif - Imagem com barris de Bio-diesel

http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/imagem_campanhaAMI.jpg - Banner de sensibilização da AMI para a problemática dos óleos usados

http://www.novaenergia.net/blog/portugal_les_a_les/wp-content/uploads/2007/05/resivalor_big.jpg - Logótipo da Resivalor – Tecnologias Ambientais e Gestão de Resíduos

http://z.hubpages.com/u/442289_f520.jpg - Cartoon alusivo ao Bio-Diesel

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: