sábado, 21 de março de 2009

Desassoreamento do Guadiana aprovado

O “ANDALBAGUA”, projecto de navegabilidade e desassoreamento do Guadiana de 3 milhões de euros é um dos 12 aprovados pelo FEDER à cooperação transfronteiriça Algarve-Alentejo-Andaluzia. 



O Comité de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha / Portugal (POCTEP) aprovou em 28 de Janeiro de 2009, em Badajoz, as 12 candidaturas que serão co-financiadas em 75%, sendo o maior investimento, de cerca de 3 milhões de euros, dirigido ao projecto do rio Guadiana. 

Candidaturas no sector da saúde, desporto e turismo

Entre outras áreas, foram também aprovadas candidaturas que visam projectos de cooperação na área da saúde, permitindo assim que portugueses e espanhóis possam usufruir de cuidados médicos num ou noutro país na zona de fronteira. 



Inovação e promoção de pequenas iniciativas empresariais, na área do turismo, cultura e desporto, como a promoção desportiva no Baixo Guadiana, através do projecto “BG DESPORTO – Jogos do Baixo Guadiana”, foram igualmente aceites pelo comité de gestão de Cooperação Transfronteiriça.

No total, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entidade com assento no Comité, os 12 projectos aprovados no território do Algarve-Alentejo-Andaluzia representam cerca de 15 milhões de euros. 



Para Portugal e Espanha o número total de projectos aprovados pelo Comité de Gestão foi de 81 representando uma ajuda FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 129,5 milhões de euros.

Recorde-se que o POCTEP 2007-2013, aprovado por decisão da Comissão Europeia em Outubro de 2007, visa promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças de ambos os países Portugal e Espanha, dando continuidade ao Programa INTERREG.



Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=27419

Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnV8P1C-tiz9aBsUzuIqpH6pdLkH52wYmc0B5mYfy2LYH4kICPKL_uvYFzkELPwN8Dddazp3iH60Wfmo_L_qbbX7lC6s00YqJtf1qMocQDJ6gAfxxBzoYQ78uD5PYkTBk2Rt2AaFDvsKT8/s320/05.Como+Chegar+a+Vila+Real+de+Santo+António.jpg – Imagem do Google Earth do Algarve, a assinalar a cidade de Vila Real de Santo António

https://www.apdl.pt/fotos/gca/1131118226dragagens_.jpg - Fotografia de barco a fazer Dragagens, desassoreamento

http://galerias.escritacomluz.com/jcd/albums/album29/aak.jpg - Fotografia do Ria Guadiana, a mostrar a ponte sobre o Rio que liga Portugal a Espanha

http://www.maretec.mohid.com/Estuarios/MenusEstuarios/Descrição/Figuras/Guadiana1.gif - Imagem a 2D do Rio Guadiana e zona do estuário, mostrando as diferente profundidades do fundo

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: