terça-feira, 31 de março de 2009

Lançamento do livro "Território e Turismo no Algarve"

O Reitor da Universidade do Algarve, Prof. João Guerreiro, apresenta na UAlg no próximo dia 8 de Abril o livro Território e Turismo no Algarve, uma obra da autoria do Dr. Sérgio Palma Brito realizada no âmbito da investigação sobre o mesmo tema desenvolvida pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo (CIITT) da UAlg, no quadro do Programa PIQTUR. 



Território e Turismo no Algarve é um livro da responsabilidade de Sérgio Palma Brito que, com base em informação factual e segundo o próprio autor, “descreve a dinâmica da economia e sociedade do Algarve tradicional, a maneira como a mutação do turismo na região se interliga com esta dinâmica, a mutação da economia regional e, elemento essencial de tudo o que acontece, a relação de todos estes processos com o território”. 

A mutação do turismo regional resulta da inserção do Algarve na Bacia Turística Alargada do Mediterrâneo, que se forma a partir dos anos cinquenta do século XX. O autor descreve a genealogia desta formação, desde o Império Romano até aos nossos dias, bem como a das práticas da viagem para estanciar durante o tempo livre. Que nela dominam. 



“A ligação deste quadro histórico com o modelo das ‘áreas turísticas’ que se formam na área de influência dos aeroportos permite elaborar o modelo que explica o desenvolvimento do turismo regional, a sua implantação espacial e integração territorial”, continua o autor. 

A informação sobre a qual se baseia o livro Território e Turismo no Algarve foi compilada no âmbito da investigação sobre o mesmo tema, desenvolvida pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo (CIITT) da UAlg, cuja coordenação está a cargo do Prof. Fernando Perna, no quadro do Programa PIQTUR. 

Segundo Fernando Perna, “o quadro de investigação desenvolvido ao longo de dois anos demonstra a mais-valia do intercâmbio de conhecimento e experiências entre a universidade e os agentes económicos do sector, num sector de actividade de reconhecida e intensa inserção territorial, mas de estudo científico relativamente recente”. 



Na colaboração efectuada, a inserção activa na investigação de estudantes finalistas do 1.º ciclo das licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira da UAlg “é uma marca para acompanhamento futuro, num contexto de progressiva endogeneização e desenvolvimento do tema”, prossegue o responsável, sublinhando: 

“O livro da autoria do Dr. Sérgio Palma Brito não resolve o hiato do (des)conhecimento da relação do turismo com o território – maximizado no caso da região do Algarve –, mas oferece um contributo objectivo de enorme empenho e qualidade, ao qual o CIITT se orgulha de ter aderido e motivado.” 



“Conhecer o passado permite observar o futuro” 


Sérgio Palma Brito opta por elaborar um esboceto da relação entre território e turismo no caso particular do Algarve, apresentando nesta obra “uma síntese sobre meio século de Economia, Acessibilidade, Planeamento e Ambiente”, o ponto de partida para abordar o essencial: por um lado, a profunda transformação da população, da habitação e do povoamento e, por outro lado, o ordenamento do território, desde o Plano Regional do Algarve (Plano Dodi) de 1963, à revisão do PROTAL (2001-2007).

“O texto procura informar, abrir o debate sobre uma maneira diferente de abordar a realidade regional e fomentar outros estudos e investigações, pois põe em evidência realidades importantes e pouco conhecidas”, salienta o autor, lembrando ainda que, “apesar de este livro não ser uma tese e ainda menos um programa político, a nota final ilustra algo que muitas vezes esquecemos: conhecer o passado permite observar o futuro”. 


Sérgio Palma Brito é gestor de empresas e, ao animar este primeiro projecto sobre o estudo da relação entre território e turismo procurou também criar um exemplo da colaboração entre o mundo exterior e a Universidade. “Faço votos que depois de mim venham muitos outros, que melhor do que eu farão.”

A sessão de lançamento do livro Território e Turismo no Algarve terá lugar no Anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico no Campus da Penha da UAlg, em Faro, às 18h00, sendo aceites inscrições até ao dia 6 de Abril, limitadas à capacidade da sala. 

Contactos e inscrições: 
Dr.ª Vanessa Oliveira – CIITT /UAlg 
UALG: 289 800100 - ext. 6717 | Fax.: 289 888 404 | voliveira@ualg.pt  

Informações adicionais: 
Professor Doutor Fernando Perna 
fperna@ualg.pt  

Dr. Sérgio Palma Brito 
sergiopalmabrito@gmail.com  

Fonte: Universidade do Algarve

http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=30595&Itemid=1483&lang=pt

Imagens:

http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=30595&Itemid=1483&lang=pt - Fototafia da Capa do Livro - "Território e Turismo no Algarve"

http://www.golfinspainnow.com/blog/wp-content/uploads/2008/08/vale-do-lobo.jpg - Fotografia do Campo de Golfe de Vale-de-Lobo

http://www.ciitt.ualg.pt/ - Logótipo do CIITT (Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo) e da UAlg (Universidade do Algarve)

http://2.bp.blogspot.com/_WItqFXt0k6Q/SUsWHYH_MrI/AAAAAAAAEOM/ByC79VDcX4g/s400/FogoArtificio_ZonaRibeirinhaPortimao.jpg - Fotografia de Fogo-de-Artifício em Portimão

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Images%5Cturismo_praia2.jpg – Fotografia do pôr-do-sol junto à Praia
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: