quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aves da Ria Formosa vão receber 40 mil euros

O Centro de Recuperação de Aves da Ria Formosa vai receber um financiamento de 40 mil euros por ano e a gestão do espaço vai ficar a cargo de privados. 



"Faz parte da nossa noção de responsabilidade social, nós temos a noção de que estamos inseridos na Ria Formosa e de que os aeroportos não podem ter aves por perto", avança António Correia Mendes, director do Aeroporto de Faro. "Nós não queremos aves na pista, mas não somos contra as aves", acrescenta. 

O protocolo surge assim como uma forma de compensação, com a injecção de 40 mil euros anuais no Parque Natural da Ria Formosa, para o Centro de Recuperação de Aves. 

Segundo declarações de João Alves, director do Departamento de Áreas Classificadas do Sul Do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) ao Observatório do Algarve, o protocolo com a ANA está integrado no processo Business & Biodiversity. 



A gestão do Centro de Recuperação de Aves vai ser entregue a privados, através de concurso público, pois “o ICNB entendeu que era melhor estabelecer uma concessão”, revela o director.

De acordo com João Alves apenas se candidatou à gestão do Centro uma empresa e o processo encontra-se agora em finalização.

“Se tudo correr como previsto, a nova gestão entra em funcionamento no início do próximo ano”, revela.

O responsável adianta ainda que o sistema de gestão será muito semelhante ao que existe actualmente. A única diferença é que os animais não serão recolhidos pela empresa gestora: “a empresa apenas recebe, trata e liberta os animais”.

Actualmente a recolha é assegurada pelos serviços do ICNB/PNRF ou pelo SEPNA da GNR, sendo as aves entregues no Centro, situação que se irá manter com a gestão de privados. 



No caso de o animal ser encontrado por um particular as opções são chamar a autoridade mais próxima (GNR, Bombeiros, PNRF…) ou então colocar o bicho numa caixa fechada, com alguns buracos para a respiração, e entregá-lo no Centro. “O escuro evita que o animal entre em stress”, explica João Alves. 

Para já o financiamento do centro de Reabilitação de Aves será apenas os 40 mil euros atribuídos pela ANA mas, “se a empresa entender arranjar mais patrocínios e financiamentos, tudo bem”, sublinha João Alves, que garante não existirem mais verbas a atribuir pelo ICNB.

Serra da Estrela entra no projecto

A par com o Centro de Recuperação de Aves do PNRF o Centro de Recuperação de Seia também vai ser abrangido pelo financiamento da ANA, no âmbito do Business & Biodiversity. 

Os moldes do projecto são semelhantes, sendo atribuída igualmente uma verba de 40 mil euros e a gestão entregue a privados através de concurso público. 


O acordo entre a ANA e o ICNB tem a duração mínima de três anos. O memorando de entendimento pode ser consultado aqui http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/2594C43F-E63B-4771-B7FD-BE933D5A8A79/0/MemEntendBB_ANA.pdf.

Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26222

Imagens:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,14599349,00.jpg – Fotografia de Águia ferida no bico

http://alunos.esffl.pt/algarveprotegido/images/pnrf/logo_riaformosa.gif - Logótipo do PNRF – Parque Natural da Ria Formosa

http://buick.blogsome.com/images/2153602.jpg - Fotografia de ave ferida por seta

http://www.abae.pt/programa/images/icnb_logo_large.jpg - Logótipo do ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e a Biodiversidade
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: