domingo, 5 de abril de 2009

Praia de Faro sem carros ganha concurso de ideias

A ideia é ter uma praia sem carros nem prédios, apenas casas térreas e ordenadas, e quanto a transportes, só bicicletas ou pequenas viaturas movidas a energia renovável. É a ideia do arquitecto Nuno Brandão Costa para a Praia de Faro. 



Foi esta visão da praia que ganhou o concurso de ideias para a requalificação e ordenamento da frente de mar da Praia de Faro, cujos prémios foram entregues na passada quinta-feira numa cerimónia que decorreu na capital algarvia. 

O projecto venceu sobre 28 concorrentes, incluindo seis equipas estrangeiras, três espanholas e três finlandesas. Os vários projectos podem ser vistos no Centro Comercial Atriumfaro, na baixa da cidade, nos próximos 20 dias. 



O autor da ideia vencedora defende que o futuro da Praia de Faro passa por renaturalizar “ao longo do tempo até atingir o seu ponto primitivo”. Confessa que há na ideia um lado “utópico” mas salienta que o projecto tem uma visão a 100 anos. 

O projecto vencedor recebeu um prémio de 15 mil euros.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93358

Imagens:

http://1.bp.blogspot.com/_DrXi-MpuS1c/SVaX3MYctII/AAAAAAAABRI/hIW9bM1wF1U/s1600/praia%2Bde%2Bfaro%2Brua.jpg – Fotografia de uma proposta de uma marginal sem automóveis

http://ipsilon.publico.pt/imagens.aspx/308100?tp=KM&w=298 - Fotografia do Arquitecto Nuno Brandão Costa

http://4.bp.blogspot.com/_DrXi-MpuS1c/SVaYIf3aLGI/AAAAAAAABRQ/fjePUJbxyUU/s1600/praia%2Bde%2Bfaro%2Brua2.jpg - Fotografia de uma proposta de uma marginal sem automóveis
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: