sexta-feira, 3 de abril de 2009

UE propõe medidas decisivas para proteger atuns e tubarões

A União Europeia irá apresentar propostas muito ambiciosas na próxima reunião anual da Comissão do Atum do Oceano Índico, que terá início na próxima segunda-feira, em Bali, na Indonésia. 



Entre as propostas da UE figuram importantes medidas de conservação e outras medidas destinadas a combater a pesca ilegal, não-declarada e não regulamentada, que representa um grave problema no Índico. Se forem aceites, as medidas propostas pela UE, conjuntamente com o novo regulamento da UE para lutar contra a pesca ilegal e a recente proposta da Comissão Europeia para um Plano de Acção para a conservação e a gestão dos tubarões, representarão um passo importante para garantir a exploração sustentável das unidades populacionais de atuns e tubarões no Oceano Índico. 

As propostas da UE contemplam a introdução de limitações às capturas das principais espécies de atum tropical (albacora e atum-patudo) e espadarte, bem como a proibição de utilização de redes de deriva de grandes dimensões. 



Está também prevista a criação de um programa de observação regional e a introdução de uma nova abordagem contra a prática da remoção das barbatanas de tubarões, defendendo a UE que seja tornado obrigatório o aproveitamento dos corpos dos tubarões pescados juntamente com as barbatanas.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93178

Imagens:

http://1.bp.blogspot.com/_glyLfBk9Cic/SUgVpc8tHEI/AAAAAAAAFhU/mlpgqxOfjbA/s400/tubarões.jpg - Fotografia de tubarões no areal de uma praia

http://www.linearclipping.com.br/IMGs/20081199505.jpg - Fotografia de pesca de atum com recurso a rede
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: