A União Europeia irá apresentar propostas muito ambiciosas na próxima reunião anual da Comissão do Atum do Oceano Índico, que terá início na próxima segunda-feira, em Bali, na Indonésia.
Entre as propostas da UE figuram importantes medidas de conservação e outras medidas destinadas a combater a pesca ilegal, não-declarada e não regulamentada, que representa um grave problema no Índico. Se forem aceites, as medidas propostas pela UE, conjuntamente com o novo regulamento da UE para lutar contra a pesca ilegal e a recente proposta da Comissão Europeia para um Plano de Acção para a conservação e a gestão dos tubarões, representarão um passo importante para garantir a exploração sustentável das unidades populacionais de atuns e tubarões no Oceano Índico.
As propostas da UE contemplam a introdução de limitações às capturas das principais espécies de atum tropical (albacora e atum-patudo) e espadarte, bem como a proibição de utilização de redes de deriva de grandes dimensões.
Está também prevista a criação de um programa de observação regional e a introdução de uma nova abordagem contra a prática da remoção das barbatanas de tubarões, defendendo a UE que seja tornado obrigatório o aproveitamento dos corpos dos tubarões pescados juntamente com as barbatanas.
Fonte: Região Sul
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93178
Imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCHvEBPGIGZuCrveSZJmQqvBG1R8tjJxmCA7H8tPW3bL_1bHwwCvqHp5cFkXSd53tAVSpIG__i6I63vv2r7j9gxcLjaBiwzt-2nQ0Xm8AVq_3mqEkFhcEXHk3gWta-z4OPnuE28VXnZ5g/s400/tubarões.jpg - Fotografia de tubarões no areal de uma praia
http://www.linearclipping.com.br/IMGs/20081199505.jpg - Fotografia de pesca de atum com recurso a rede
.
Pedro Abrantes (NAMB)
Sem comentários:
Enviar um comentário