sábado, 9 de maio de 2009

Encontro Desportivo/Científico de Canoagem num ambiente intermareal na Ria Formosa - NAMB – 11 e 27 de Maio

No âmbito das Comemorações dos Oceanos (Iniciativa UAlg/Namb) realizam-se duas actividades de campo com o objectivo de conciliar uma actividade lúdica de canoagem, com uma actividade científica alusiva ao estudo da hidrodinâmica e do transporte de sedimentos no delta de enchente da barra de São Luís, sob a orientação do docente Duarte Duarte.



Objectivos específicos: 
a) Identificar e medir in situ vários tipos de estruturas sedimentares, e estimar condições hidrodinâmicas locais;
b) Identificar a camada remobilizada de sedimento e avaliar qualitativamente a assimetria da maré;
c) enquadrar o delta de enchente da Barra de São Luís no contexto hidrodinâmico do sistema de ilhas barreira da Ria Formosa.


Estas actividades terão lugar nas manhãs dos dias 11 e 27 de Maio de 2009, com início às 9 horas no Centro Náutico da Praia de Faro, e são destinadas preferencialmente aos estudantes da Universidade do Algarve. O trajecto entre o Centro Náutico e o local de estudo, será feito em caiaque, a favor da corrente de vazante para a ida, e da corrente de enchente para a vinda.


Os interessados em participar numa destas actividades de campo/canoagem, deverão previamente junto do Centro Náutico da Praia de Faro (telf. 289819348), marcar uma aula de formação em canoagem que será gratuita. Terá a duração de 1 hora e terá lugar de 2ª a 6ª feira, às 10 horas e/ou às 14h30m. Nesta aula serão ministrados conhecimentos básicos de canoagem e de segurança, e é feita a inscrição no Centro Náutico que possibilita também para o futuro a prática gratuita da canoagem. Para a aula de formação de canoagem, os interessados deverão levar uma fotocópia do Bilhete de Identidade (ou do Passaporte) e preencher a ficha de inscrição (que será facultada na Secretaria da FCMA).

Só depois de ter um Número de Utente do Centro Náutico (fornecido após a aula de formação) será possível proceder à inscrição na secretaria da FCMA (contactar a Dona Sandra Cândido).


Apenas são aceites 20 inscrições em cada uma das actividades de campo/canoagem.

Fonte: NAMB – Núcleo de Ambiente da UAlg

http://namb-ualg.blogspot.com/

Imagens:

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Cartaz dos passeios de canoa dos dias 11 e 27 de Maio de 2009

http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/menu_municipe/servicos_municipais/desporto/gestao_espacos_infra-estruturas/02-Centro+Náutico.htm - Logótipo do Centro Náutico da Praia de Faro

http://www.canoagem.online.pt/por/AdvHTML_Upload/canoa_transp.jpg - Fotografia de uma canoa no areal de uma enseada

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo da UALG – Universidade do Algarve

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: